Texto e Fotos: Daniel Moraes
Enquanto os torcedores de Boca Juniors e River Plate, os mais tradicionais times da Argentina, não sabem ainda quando será o jogo que definirá o campeão da Libertadores 2018, Montes Claros conheceu, neste domingo, os vencedores do Campeonato Rural (Ruralzão), nas categorias Aspirante e Titulares.
Os jogos que definiram os campeões foram realizados no Estádio José Maria Melo (Campo do Cassimiro), e atraíram um público de aproximadamente 1300 pessoas, que torceram muito pelos times que estiveram em campo: Eduardos e Vila Nova do Beira Rio, decidindo o título na categoria Aspirantes; e Pedra Preta e Vila Nova de Minas, que duelaram pelos Titulares.
Os dois jogos foram bastante pegados, e terminaram empatados no tempo normal. Na primeira partida, os aspirantes de Eduardos e Vila Nova do Beira Rio chegaram ao fim dos 90 minutos igualados pelo placar de 1 a 1. Nos pênaltis, a frieza e a concentração da equipe de Eduardos fez diferença, já que os aspirantes de Vila Nova não conseguiram converter nem uma única cobrança. Ao final, o time de Eduardos venceu por 2 a 0 e fez uma grande festa com seus torcedores, que compareceram em bom número.
Logo em seguida, o mesmo campo recebeu a final dos Titulares. O primeiro tempo do jogo entre Pedra Preta e Vila Nova de Minas foi disputado ao extremo, com muitas faltas para os dois lados e os espaços em campo sendo disputados metro a metro. Ao final dos 45 minutos, os dois times foram descansar empatando em 0 a 0. O segundo tempo reservou as maiores emoções da partida: aos 24 minutos de jogo o Vila Nova saiu na frente, com um gol de cabeça de Rangel, artilheiro do campeonato. A resposta de Pedra Preta veio logo depois, aos 30, com outro gol de cabeça, dessa vez do jogador Deninha, eleito o craque do campeonato, que colocou números finais da partida.
Terminado o jogo, foi a vez da disputa de pênaltis, que começou com acertos dos cobradores dos dois lados, que não deram chance pro azar. Mas uma defesa do goleiro de Pedra Preta e uma bola isolada pelo cobrador de Vila Nova definiram o placar em 4 a 2, e cravaram Pedra Preta como campeão do Rural 2018. A torcida presente fez uma grande festa, e o gramado foi tomado por torcedores dos 4 times.
Segundo Igor Dias, secretário municipal de Esportes, “a final do campeonato rural foi um sucesso, o campeonato foi muito tranquilo. São mais de 850 atletas inscritos, é um dos maiores campeonatos de Minas Gerais. A Prefeitura de Montes Claros, e o prefeito Humberto Souto, não medem esforços para continuar realizando esse campeonato, que é um campeonato da história do povo de Montes Claros”.
CAMPEONATO RURAL 2018 – Iniciado em 29 de julho, o Campeonato Rural teve a participação de 17 comunidades rurais, sendo que cada uma contava com dois times (um Titular e um Aspirante). Foram realizados 128 jogos no total, com 392 gols marcados, sendo 176 na categoria Aspirantes e 216 entre os Titulares. A média geral foi alta, superior a 3 gols por partida. Mais de 850 atletas se inscreveram para o torneio, que é um dos mais tradicionais da cidade, sendo disputado há cerca de 30 anos.