Organizado pelo Sebrae, evento tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o contato com tarefas gerenciais
O Norte de Minas tem uma representante na grande final do Desafio Universitário Empreendedor, promovido pelo Sebrae em todo o país. A estudante do 8º período do curso de Sistema de Informação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) Carla Eloisa Mendes Santos Oliveira foi a primeira colocada entre 40 universitários mineiros que disputaram a semifinal estadual em Belo Horizonte. Ela irá representar Minas Gerais na final nacional que será realizada em Brasília de 07 a 12 de abril.
Carla Eloísa integrará a equipe mineira que conta também com a participação de Diego Aparecido Elias da Uninter e Gerson Guerreiro Reis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, ambos de Uberaba; e Natália Souza Oliveira, da UEMG, campus Passos/MG. A etapa final terá representantes de todos os estados brasileiros.
Organizado pelo Sebrae, o Desafio Universitário Empreendedor tem o objetivo de proporcionar aos estudantes o contato com tarefas gerenciais. É uma espécie de laboratório, que envolve atividades virtuais e presenciais, aproximando os alunos do dia a dia de uma empresa. “No jogo, os estudantes podem testar e desenvolver suas habilidades empreendedoras e o trabalho em equipe”, ressalta Wendell Ferreira, analista do Sebrae Minas.
Na primeira etapa do jogo, que é online e individual, um professor tutor auxilia os alunos no desenvolvimento das tarefas. Os estudantes que conquistam maior pontuação nessas atividades seguem para a semifinal. Já na segunda fase, presencial e em grupo, os estudantes apresentam suas ideias de negócio aos colegas de equipe, que escolhem uma para a qual vão desenvolver um modelo de negócio. São os próprios estudantes que avaliam os modelos e dão notas aos colegas. Ganha quem conquistar a melhor posição na soma das notas individuais e de equipe.
Espírito empreendedor
As coisas aconteceram rápido na vida da jovem estudante, hoje com 21 anos. Com apenas 17 anos, após concluir o ensino médio em uma escola pública de Porteirinha, Carla deixou a família e se mudou para Montes Claros, distante 170 quilômetros, para tentar uma vaga no curso de Sistema de Informação. Logo na primeira tentativa, entrou para a universidade pelo Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES).
Carla, que é filha de uma professora e de um auxiliar de escritório, atualmente mora sozinha em Montes Claros para cursar a faculdade. Com espírito empreendedor, ela fez questão de se inscrever no Desafio assim que teve conhecimento da iniciativa. “Quis participar porque me interesso muito pela área de empreendedorismo e sempre busco aproveitar as oportunidades que podem contribuir para o meu crescimento. Quero sempre aprender mais, e acredito que a participação nesse Desafio me trouxe novas perspectivas para meu futuro”, destaca a universitária que ganhou um troféu e um smartfhone.
Para chegar ao primeiro lugar no estado e garantir vaga na final nacional, Carla e sua equipe defendeu durante três dias um aplicativo chamado “Tribo Universitária”, que divulga eventos acadêmicos para a comunidade local. Para a grande final em Brasília, a universitária conta que equipe está trabalhando ideias inovadoras, mas ainda não decidiu sobre qual tema irão defender.
Desafio Universitário Empreendedor 2017
Vencedores da semifinal em Minas Gerais:
1º lugar: Carla Eloísa Mendes
Sistemas de Informação Montes Claros – Unimontes
2º lugar: Natália Souza Oliveira
Sistemas de Informação - Universidade Estadual de Minas Gerais/Passos
3º lugar: Gerson Guerreiro Reis
Engenharia Mecânica - Universidade Federal do Triângulo Mineiro/Uberaba
4º lugar: Diego Aparecido Elias
Matemática – Centro Universitário Internacional (Uninter)/Uberaba