Com o objetivo de preparar os alunos do 3º e 5º anos do Ensino Fundamental para fazerem as avaliações nacionais: ‘Provinha Brasil’, Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) e Saeb, a Escola Municipal Egídio Cordeiro Aquino desenvolve, desde o mês de março, um projeto que visa conciliar educação, desenvolvimento sustentável e tecnologia, por meio do ‘Simulado online’ disponibilizado nos Netbooks das salas de informáticas, para todos os alunos e pais que queiram participar.
Seguindo a orientação da administração e imbuídos pelo desejo de fazer muito mais por seus alunos e potencializar as ferramentas de ensino oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, a unidade por meio da diretora Carla Patrícia Vasconcelos, em conjunto com os monitores de informática, Ernandes Guimarães e Fábio Ribeiro, têm disponibilizado o laboratório de informática e criado questionários com base nas provas nacionais e avaliações externas desenvolvidas pelo Ministério da Educação com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo Sistema Educacional Brasileiro.
“Considerando a situação econômica atual do país e a redução de verbas para escolas nos últimos anos, houve a necessidade de pensar numa solução para conter gastos com avaliações impressas, como papel, recarga e manutenção de impressora. Diante deste problema, a escola foi buscar solução na tecnologia. Isso ajuda muito o professor em sua prática, pois ele ganha tempo, uma vez que o programa corrige automaticamente as questões e faz uma análise imediata da turma. Com esta análise ele tem uma visão geral dos erros e acertos, podendo então focar naquele nos descritores questões em que os seus alunos têm mais dificuldades”, explica a diretora.
Além dos Simulados
Além dos Simulados dinâmicos de Matemática e Língua Portuguesa, criados a partir de formulários eletrônicos, a ferramenta oferece análise individual, através de tabela, e coletiva, por meio de gráficos. Paras os pais que tiverem interesse em saber como estão o desempenho dos seus filhos nestes simulados, o programa oferece a possibilidade de enviar o resultado dos exames por e-mail e a unidade também oferece a oportunidade para que os pais possam fazê-los na escola.
“Desenvolver esse projeto é muito importante também por outras razões, além da economia de recursos, essa é uma oportunidade dos alunos terem acesso à tecnologia e a informação e, familiarizá-los com formato das provinhas, uma vez que, acostumados ao modelo das questões, torna-se mais fácil para eles responderem as provas nacionais. Além disso, é notório que as novas gerações nascem predispostas para utilizar a tecnologia. Então por que não explorar esse interesse de forma canalizada afim de um propósito maior? Na busca por métodos ativos para a transmissão de saberes, a escola encontrou no “Simulado online” um aliado na eficiência do processo ensino-aprendizagem e na prática do desenvolvimento sustentável”, afirma Carla Patrícia.
Foto: E.M. Egídio Cordeiro Aquino
Com informações: Educamoc