Na próxima sexta-feira (18) será comemorado o Dia Nacional do Campo Limpo, que é destinado às empresas para recolher as embalagens e vasilhames de agrotóxicos, além de promover a educação ambiental, já que um dos seus objetivos é destacar o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação de embalagens vazias para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável.
A Associação dos Revendedores de Produtos Agropecuários do Norte de Minas (Arpanorte), que é responsável pela gestão da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos em Montes Claros, está promovendo debates nas escolas para conscientizar a população sobre a importância de promover a educação ambiental
Neste ano, além de palestras nas escolas e plantio de mudas, a Arpanorte, situada à avenida B n° 1.400, no Distrito Industrial, em Montes Claros, realizará em sua sede, o dia de Portas Abertas, quando as centrais recebem a comunidade para mostrar o trabalho realizado.
Para a gerente da ARPANORTE, Maria Terezinha Ralo, o Dia Nacional do Campo Limpo em Montes Claros terá várias atividades e homenagens para aqueles que prestam relevantes trabalho em prol do desenvolvimento sem descuidar do meio ambiente. “Teremos um dia muito produtivo, com a presença de autoridades; apresentação de teatro; visita técnica, palestra da Polícia Militar do Meio Ambiente; lanches etc, além de homenagens para várias personalidades, dentre elas, os secretários municipais Paulo Ribeiro, do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Osmani Barbosa Neto, da Agricultura e Abastecimento e Edilson Carlos Torquato, do Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Terezinha Ralo lembrou ainda, que as atividades para comemorar o Dia Nacional do Campo Limpo, aconteceram deste o início do mês com palestras e distribuições de mudas. “No último dia 5, aconteceu na escola municipal Rotary São Luiz, no bairro Cidade Industrial em Montes Claros, uma Ação Comunitária, que estimulou àquela comunidade, várias práticas a favor do meio ambiente, com uma palestra da engenheira ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Luciene Borges, e a distribuição de mudas de plantas e de ervas condimentares”, disse.
CAMPO LIMPO
O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.
Mais informações sobre o Dia Nacional do Campo Limpo, sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site: www.inpev.org.br.
Com informações da Secom Montes Claros - Texto: Luís Carlos Gusmão / Foto: Divulgação