Sebrae desenvolve projeto de energia fotovoltaica em cidades do Norte de Minas
Novidades
Publicado em 18/08/2017

14 empresas recebem orientações sobre as vantagens do uso da energia solar

 

O Sebrae Minas está desenvolvendo um projeto de capacitação com 14 empresas das cidades de Pirapora, Buritizeiro, Várzea da Palma, Lassance e Ibiaí. A ação visa apresentar aos empresários as vantagens do Projeto de Energia Fotovoltaica e, inserir de forma competitiva e sustentável, os pequenos negócios na cadeia de geração distribuída de energia solar fotovoltaica.

Na primeira fase do projeto, é feito um diagnóstico sobre a utilização de energia elétrica e avaliação da viabilidade da empresa instalar um sistema de micro geração de energia solar. Ainda nesta etapa, são avaliados a eficiência energética e o potencial solar fotovoltaico e térmico do local. 

Após essa a capacitação, as empresas diagnosticadas receberão um estudo completo com a identificação oportunidades de redução de consumo energético; possibilidade de aumento da produtividade e da competitividade; conscientização para o consumo de energia limpa; além de um estudo de viabilidade técnica econômica para a instalação de um sistema solar fotovoltaico.

Ênio Gualberto Rocha é proprietário do laboratório Bioanálises, em Pirapora, e participou da primeira fase do projeto. “Recebemos a visita do técnico que fez a medição do telhado onde pretendemos utilizar a energia e agora vamos aguardar. O uso da energia fotovoltaica gera economia e é uma tendência. No meu caso, posso ter o retorno do investimento entre cinco e seis anos”, ressalta.

De acordo com o analista do Sebrae Wanderson Rodrigues, é importante que os empresários participem do projeto para que tenham informações corretas sobre o uso da energia. “Por meio de um estudo prévio, vamos oferecer a eles informações e subsídios antes da tomada de decisão sobre a necessidade da instalação de painéis fotovoltaicos em seus empreendimentos”, enfatiza.

O Programa Energia Fotovoltaica de Minas Gerais foi apresentado em maio deste ano para empresários de Pirapora e região. O programa é uma iniciativa do Sebrae Minas, Governo de Minas e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

 

 

Com informações da Ascom Sebrae

Comentários
Comentário enviado com sucesso!