Com informações da Ascom Câmara Municipal de Montes Claros
“Espaço de democracia legítimo, de vivências com resultados sempre além do aprendizado”, assim a Coordenadora do Polo Norte de Minas e Jequitinhonha, Cristiane Alves Nunes, definiu o importante papel da Plenária Regional do Parlamento Jovem, realizada, na tarde desta quinta-feira (17), na sede da Câmara Municipal de Montes Claros. 100 estudantes do Ensino Médio, com idades entre 14 anos e 18 anos, das cidades de Montes Claros, Itamarandiba, Taiobeiras, Ibiracatu e Capelinha participaram dos trabalhos.
“Precisamos de uma participação mais efetiva dos Municípios. Expandir nosso polo, que hoje conta com cinco cidades apenas. Há lugares com até 15 municípios. O Parlamento é complexo, mas bonito. Aprendemos a cada dia, a cada debate, a cada encontro, pois são jovens dedicados, atentos às demandas das comunidades onde estão inseridos. Eles querem melhorar a vida deles e de quem os cerca. Eles são sementes multiplicadoras”, afirma Cristiane.
Os debates foram ricos de argumentos. O grupo hoje tem sede de cidadania e, por isso, se dedicam voluntariamente a discutir a realidade de cada.
“A menina dos olhos da Câmara de Montes Claros é este projeto. Os 23 vereadores desta Casa Legislativa deixam ideais político-partidários e juntam nesse projeto que luta pelo bem comum do cidadão. Ele envolve a juventude, o conhecimento para se fazer a boa política. Incentivamos e apoiamos as decisões. Esses adolescentes são protagonistas da nossa história. Esse espaço de fala, conversa e discussão é transformador. Agora é hora de assumir a transformação que eles ensejam”., descreve o Vereador e presidente da Câmara de Montes Claros, Cláudio Prates (PTB).
O vereador Júnior Martins (PPS) externou a importância e ressaltou o entusiamo dos jovens presentes na Plenária.
“Jovens que querem mudança, têm coragem. O tema Educação política nas escolas é fundamental para que a juventude possa colaborar na proposição de políticas públicas”, afirma Júnior.
O vereador Marlon Xavier (PTC) partilha do pensamento de que a Câmara é o local de debates e ideias, objetivando a construção e transformação da comunidade.
“O que transforma a vida é a educação. Esse projeto é um celeiro de conhecimento. Esses jovens são a esperança de um futuro melhor. Aqui é o momento de abastecer, sonhem, sonhem muito”, garante.
De acordo com o vice-prefeito de Taiobeiras, Vitor Hugo Teixeira, “a boa política é instrumento de transformação do ser humano. Instrumento forte de mudança da sociedade. Os estudantes envolvidos no PJ são multiplicadores da boa política”, diz.
Betânia Salermo, é servidora da Câmara de Vereadores de Itamarandiba e coordena o PJ no município. Para ela, os 22 discentes integrantes do projeto buscam conhecimento.
“Nossos debates são limpos. Cada um defende a sua proposta e juntos definirão o que será melhor para o Estado”, disse.
O estudante Bernardo Medeiros, do Colégio Berlaar Imaculada Conceição de Montes Claros, foi escolhido para representa o Polo, em Belo Horizonte, no próximo mês na plenária estadual.
“Hoje só temos a agradecer a todos os jovens que dedicaram ao PJ. Tínhamos tantas dúvidas e incertezas e agora desejamos a mudança. Como mudar? Participar do PJ já é uma parte do caminho percorrido. Aos poucos vamos vivenciando esse mundo político e melhorando o lugar onde vivemos”, encerra.
Seis propostas selecionadas
Subtema 1 - educação política e currículo
1 - Criar um “Clube de debates” nas escolas, sob responsabilidade do setor pedagógico, integrado ou não no mesmo, com representantes políticos, encontros mensais realizados no contra turno, debatendo o tema “educação, política e cidadania”.
2– Criar, nas escolas, a “Semana de Consciência Política” na última semana de setembro, com oficinas e exposições sobre os temas trabalhados e com premiações dos melhores trabalhos desenvolvidos.
Subtema 2 - Interações Entre Escolas E Sociedade Na Formação Política Dos Jovens
1 - Criar assembleias de conscientização política, realizadas pelas escolas e abertas ao público, sendo totalmente apartidárias, sendo que o mentor destas deverá ter formação em ciências políticas, juntamente com um grupo de jovens capacitados ou que participou do Parlamento Jovem de Minas Gerais.
3- Criar espaços para as empresas públicas e privadas se inserirem no âmbito escolar com projetos relacionados a políticas públicas, respeitando as normas internas das escolas.
Nova lei
1 - Ajustar lei 10.836 de 09 de 2004, que garante o benefício do bolsa família aos responsáveis por alunos devidamente matriculados e frequentes na escola, passando a exigir uma frequência dos responsáveis de no mínimo 75% nas reuniões escolares relacionadas a educação e gestão desenvolvida na escola, sendo disponibilizadas meios de transporte àqueles que moram na zona rural ou de difícil acesso.
SUBTEMA 3 - educação política para uma gestão democrática
e participativa nas escolas
1 - Requer o desenvolvimento de um suporte virtual escolar informativo e deliberativo, usado para divulgações de eventos, trabalhos, entre outros que ocorrem nas escolas, onde haverá também um fórum.
2-Implantar de projetos educativos, incentivando o protagonismo juvenil, trabalhando na escola o verdadeiro sentido da palavra política, diminuindo a política partidária e dando lugar a uma política socioeducativa que desperta o senso crítico, participativo e reflexivo do cidadão, sendo aplicado em um horário complementar, por um profissional capacitado.
Parlamento Jovem
Já são 14ª edições e o tema escolhido de 2017 é “Educação Política nas Escolas”, com os subtemas Educação política e currículo; Interações entre escola e sociedade na formação política dos jovens; e Educação política para uma gestão democrática e participativa nas escolas.
Desde a implantação, em Montes Claros, o PJ já atendeu 400 estudantes.
As instituições de Montes Claros são o Instituto Federal do Norte de Minas, Colégio Berlaar Imaculada Conceição, E.E. Profª Marilda de Oliveira, E.E. Porf. Alcides de Carvalho, e a E.E. Felício Pereira Araújo.
Finalizando as etapas regionais, o documento final do PJ Minas, com as propostas priorizadas, será repassado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que dará encaminhamento formal às deliberações dos estudantes.
A Etapa Estadual do Parlamento Jovem de Minas 2017 será realizada, de 20 à 22 de setembro de 2017, em Belo Horizonte.