Com informações da Ascom Santa Casa
A Santa Casa de Montes Claros entregou mais dois quartos humanizados à população do norte de Minas. Ao todo, 19 ambientes já foram reformados através do Projeto “Amigos da Santa Casa”. O 18º quarto, localizado na Unidade de Transplantes e inaugurado na último sábado, 19, foi apadrinhado pelas Lojas Maçônicas Acácia Montesclarensse nº 55 e Sabedoria e Luz nº 338.
Para o Venerável Mestre Francisco Pimenta, da Loja Maçônica Acácia Montesclarensse, a importância do projeto da Instituição pode ser entendida através do lema da Maçonaria Universal. “Fraternidade, alivio e verdade. A fraternidade é demonstrada pelo tratamento tolerante, respeitoso e igualitário do maçom para os demais e que também alcança a sociedade. O alívio ou o socorro, é o objetivo de cada atitude caridosa do maçom aos irmãos, seus familiares e a toda humanidade. A verdade é compromisso de cada maçom, que além de observá-la, deve sempre buscá-la”.
O Venerável Mestre Leocádio Pedro dos Santos, da Loja Maçônica Sabedoria e Luz, comentou que a data foi um momento especial para os operários. “Hoje foi um dia de glória, pois além de inaugurarmos esse quarto, estamos completando seis anos de existência da Loja Maçônica Sabedoria e Luz. Fiquei muito emocionado por fazer parte dessa iniciativa. Se todos fizessem um pouquinho um pelo outro, o mundo seria bem melhor”, disse.
Localizado na Pediatria, o 19º quarto, inaugurado ontem, 21, foi apadrinhado pela Loja Maçônica Filhos de Hiram, nº 101. Durante a solenidade, o Provedor do hospital, Heli de Oliveira Penido, falou sobre a emoção de inaugurar o último, dos nove quartos, que compõem a unidade de internação. “A cada momento como esse sinto uma emoção diferente. Penso nas pessoas que nem conhecemos que irão se beneficiar desse melhoramento. A beleza desse gesto, desse conforto e humanização num momento tão difícil na vida de alguém, é de uma grandeza sublime. Por isso, em nome da Santa Casa, agradeço as parcerias das Lojas Maçônicas que nos ajudaram a tornar essa realidade possível”, disse.
O Venerável Mestre da Loja Maçônica Filhos de Hiram, Hércules Costa e Silva, falou sobre a importância da ocasião e parabenizou a direção da Instituição. “Quero agradecer, em nome da Loja, todos os irmãos que abraçaram essa proposta. Agradeço a Santa Casa por ter nos permitido participar desse momento. E de forma especial, agradeço ao nosso irmão Hugo Soares, que tomou a frente do compromisso”, falou.
A solenidade contou com a presença do ex-superintendente da Santa Casa, Samuel Sousa Figueira, membro da Loja Maçônica Filhos de Hiram. Na oportunidade, muito emocionado, Samuel agradeceu a oportunidade do momento e elogiou a forma como a Instituição vem sendo conduzida. “Me sinto gratificado por ter na direção da Santa Casa pessoas como Maurício e o senhor Heli. A direção tem sido brilhante com esse projeto, pois a iniciativa tem o mérito de conceder efeitos importantes para quem precisa”, disse.
Citando Madre Teresa de Calcutá, o ex-superintendente comentou sobre sua trajetória na Instituição. “’Não é o que você faz, mas quanto amor você dedica no que faz, é realmente o que importa’. Eis o que nos ensina a saudosa Madre Teresa de Calcutá. O meu coração também tem morada nessa Santa Casa. Nessa Casa tive a felicidade de trabalhar por 18 anos. Quando amamos o que fazemos, o tempo deixa de ser visto em sua cadência cronológica. Os gregos já sabiam disso. Para eles, o tempo era gerido por dois deuses diferentes. Um era Cronos, objetivo em sua métrica, media o tempo como hoje nos impõe os ponteiros dos relógios. O outro era Cairós. Subjetivo e poético, media o tempo de forma qualitativa, pelo pulsar das emoções. Por Cairós, o tempo aqui foi rápido e agitado. Tive a graça de conviver com pessoas santas, como irmã Veerle, a irmã Irene, a irmã Malvina, a Tonha, Dom Geraldo. Hoje ressalto que as Instituições, Maçonaria e Santa Casa, que ora se abraçam, fazem parte da minha vida. É como o encontro de duas partes do mesmo coração. No dia de hoje, nosso espírito saí daqui em estado de graça”, finalizou.
Projeto conta com cem por cento dos quartos apadrinhados
O Projeto “Amigos da Santa Casa”, foi lançado em outubro de 2016 em comemoração ao aniversário da Instituição. A ideia da iniciativa é reformar todos os quartos que compõem a rede SUS dentro do hospital. O Superintendente, Maurício Sérgio Sousa e Silva, explica que parte desse sonho já foi concretizado. “Conseguimos apadrinhar cem por cento dos quartos. Porém, não podemos interditar todos para fazer tudo de uma vez, que existe uma falta de leitos em nossa região. Portanto, as reformas estão sendo realizadas de dois em dois”, explicou.
Na oportunidade, Maurício falou sobre a felicidade de ter a Maçonaria como parceria do projeto. “Este foi o terceiro quarto que as Lojas Maçônicas apadrinharam e humanizaram. Abraçaram o projeto, proporcionando assim, a dignidade ao ser humano. Registro e agradeço ao senhor Samuel, que em 2012 me convidou pra vir pra Santa Casa de Montes Claros. Naquele momento, eu não imaginava o quanto teria de oportunidades e condição de aprender e conhecer a grandeza que ele estava colocando em minhas mãos” complementou.