Com informações da Assessoria de imprensa da Fundação Sara
Para dar inicio ao mês de conscientização sobre o câncer infantil e juvenil, a Fundação Sara lança, oficialmente, a campanha Setembro Dourado, com apoio do Circuito Sesi de Corrida de Rua. A largada será no dia 03 de setembro, domingo, às 08h30, no Parque Municipal de Montes Claros.
De acordo com a cancerologista pediatra, Sabrina Eleutério, a corrida marca a largada das ações de conscientização sobre o câncer infantil e juvenil, o Setembro Dourado. “Nós ficamos muito honrados de termos sido escolhidos pelo Sesi para sermos beneficiados com o valor das inscrições. O tratamento do câncer infantojuvenil é longo e, apesar de ser feito pelo SUS, há exames e medicamentos com valores altos, e a Fundação Sara é o principal suporte para as famílias”.
A campanha – Setembro Dourado
Assim como o outubro é rosa e o novembro é azul, para ações de prevenção do Câncer de mama e do câncer de próstata, o SETEMBRO é DOURADO, mês dedicado à conscientização sobre o câncer na infância e na adolescência.
A iniciativa da campanha é da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer – CONIACC, entidade que congrega 49 instituições espalhadas por todo o País, e da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica – SOBOPE. As instituições afiliadas, como a Fundação Sara, em Montes Claros, replicam a campanha em suas regiões.
Durante todo o mês de setembro, a Fundação Sara intensifica as ações de conscientização sobre o tema nas escolas e nas empresas e eventos com as palestras:
· Sinais e sintomas: pode ser câncer infantojuvenil
· A escola e o aluno com câncer: o conhecimento é um instrumento de cura
· O poder da alimentação no tratamento do câncer e na melhoria da qualidade de vida
· Terceiro setor e responsabilidade Social
· Cuidado Integral durante o tratamento do câncer
Sobre a doença
O câncer infantojuvenil corresponde a um grupo de várias doenças que têm em comum a proliferação descontrolada de células anormais e que pode ocorrer em qualquer local do organismo.
Os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias (que afetam os glóbulos brancos) e os do sistema nervoso central. Também acometem crianças e adolescentes, linfomas (sistema linfático), o neuroblastoma (tumor de células do sistema nervoso periférico, frequentemente de localização abdominal), tumor de Wilms (tipo de tumor renal), retinoblastoma (afeta a retina, fundo do olho), tumor germinativo (das células que vão dar origem aos ovários ou aos testículos), osteossarcoma (tumor ósseo) e os sarcomas (tumores de partes moles).
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano, em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210).
Para tentar reverter esse prognóstico, as instituições trabalham na divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. Segundo o INCA, em torno de 70% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, obtendo uma boa qualidade de vida.
Sobre o Circuito SESI de Corrida de Rua
Criado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em comemoração aos 70 anos do SESI, o Circuito SESI de Corrida de Rua está percorrendo 10 cidades de Minas Gerais beneficiando entidades de assistência social com a renda arrecada. Montes Claros será a penúltima cidade a ser contemplada no circuito que termina no dia 10 de setembro em Belo Horizonte.
Em Montes Claros a corrida acontecerá no dia 03 de setembro, tendo como padrinho o jornalista Délio Pinheiro, âncora do MGTV 1ª edição da Inter TV Grande Minas e um adepto do esporte. A entidade beneficiada é a Fundação Sara que assiste crianças em tratamento contra o câncer. A Corrida fará parte das ações que serão desenvolvidas pela Fundação Sara em setembro, mês dedicado ao combate do câncer infantojuvenil, e cuja campanha recebe o nome de ”Setembro Dourado”.
Corrida
A corrida do Circuito Sesi terá um percurso de 5Km, com duração máxima de 1 hora e 30 minutos em um trajeto estipulado pelos organizadores, com largada às 8h30, no Parque Municipal Milton Prates.
Os participantes poderão se inscrever em duas categorias: empregados da Indústria e público geral. A categoria exclusiva para os trabalhadores das indústrias é totalmente gratuita. Já o público em geral pagará inscrição no valor de R$35,00, sendo que a renda arrecadada será totalmente doada para a Fundação Sara.
Cada participante receberá um kit para a corrida, contendo: Camisa, Gym bag, toalha, medalha especial de Finisher e kit alimentação pós-prova que será entregue aos participantes da categoria “público em geral” no dia 02 de setembro, durante o dia todo, no Clube do Trabalhador Sesiminas, na Vila Regina. Já o industriário inscrito, somente receberá seu kit no dia do evento, no local da largada, a partir das 07h. Para receber o kit, será necessária comprovação do seu vínculo com a indústria.
Premiação
Os vencedores do 1º ao 5º lugar, na categoria “público em geral”, receberá troféus nos naipes masculino e feminino. Na categoria “Indústria”, os primeiros colocados do 1º ao 5º lugar, dos naipes masculino e feminino, receberão troféus e ainda o direito de participar da prova Night Run - etapa Tiradentes, do evento X-Terra 2017, que acontecerá nos dias 30/09 e 1º/10, na cidade de Tiradentes, com todas as despesas pagas, conforme disponibilidade, pelo SESI DR MG.
Mais informações e inscrições, no endereço eletrônico www.fiemg.com.br/sesicorridaderua, clicar no ícone “Montes Claros”.
Sobre a Fundação Sara Albuquerque
A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, entre 1996 e 1997. O alto custo do transplante de medula fez com que a família, amigos e colegas lançassem uma campanha para arrecadação de recursos. A pequena Sara acabou falecendo antes do transplante, em novembro de 1997. Com parte do dinheiro arrecadado ainda em mãos, os pais da menina decidiram usar os recursos para auxiliar famílias que passavam pela mesma dificuldade. Dessa forma, há 19 anos foi instituída, em Montes Claros, a Fundação Sara Albuquerque Costa para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes. Para expandir os serviços de assistência em todo o estado de Minas Gerais, inaugurou-se, em julho de 2010, uma unidade em Belo Horizonte.
Além de ser uma casa de apoio para quem vem de outros municípios, ou até mesmo de outros estados, em busca de tratamento em Montes Claros, a entidade atua na promoção de conhecimentos, por meio do Centro de Estudos Sara Albuquerque Costa – CESAC, com objetivo de capacitar os profissionais da saúde e alertar pais, professores e todos que convivem com crianças e adolescentes para que estejam alertas a qualquer alteração persistente na saúde dessas crianças e adolescentes.
Outro compromisso da entidade é na contribuição na melhoria do tratamento nos hospitais. Para o presidente da Fundação Sara, Álvaro Gaspar Costa, que perdeu a filha de quatro anos com uma leucemia grave, seu desejo é ver Montes Claros se destacando na cura do câncer infantojuvenil, como acontece em grandes centros de referência no Brasil e no mundo. “Não adianta apenas diagnosticar precocemente, oferecer assistência para as famílias e investir na qualificação de profissionais. Se o tratamento não for de qualidade, tudo isso que construímos antes perde o sentido”, destaca.