Com informações da Secom Montes Claros
Foi realizado na noite desta quinta-feira, 24, o lançamento oficial da Expedição "Caminhos dos Geraes", que irá percorrer roteiros ecológicos do norte de Minas entre os dias 7 e 10 de setembro. Participaram da cerimônia representantes dos diversos órgãos que promovem e apoiam o evento, ambientalistas e representantes da imprensa.
A expedição nasceu de um projeto da Fundação Genival Tourinho e conta com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, do Governo de Minas Gerais, através do Instituto Estadual de Florestas, além de ONGs e institutos ligados à causa ambiental. Durante quatro dias, pesquisadores, estudantes, ambientalistas e jornalistas irão percorrer três roteiros no norte de Minas com o objetivo de avaliar a situação do patrimônio natural da região, catalogando espécies e avaliando possíveis danos ambientais.
Durante a abertura do evento nesta quinta, o diretor administrativo da Fundação Genival Tourinho, Afonso Mendes, destacou a diversidade da fauna e flora da região. Ele cobrou um empenho de todos na divulgação do patrimônio natural da área norte-mineira. “A região norte do Estado possui áreas com belezas naturais não existentes em nenhum outro lugar do Brasil, como é o caso das cavernas do Peruaçu. Cabe a todos nós criar mecanismos de divulgação desses locais”, afirmou.
O secretário de Meio Ambiente do município, Paulo Ribeiro, destacou a importância da expedição para fortalecer o turismo regional. “O turismo representa um dos maiores mercados do mundo e esta expedição tem papel de mapear possíveis áreas potenciais. O prefeito Humberto Souto sempre defendeu que o turismo fosse incentivado em Montes Claros, que possui parques importantes. Somente a união de todos os interessados poderá promover este avanço na cidade e na região”, disse.
A expedição "Caminhos dos Gerais" vai percorrer três roteiros. O primeiro, denominado roteiro do Espinhaço, sairá com destino a juramento e Itacambira, devendo percorrer ainda as cidades de Botumirim, Cristália e Grão Mogol. O segundo roteiro irá percorrer a Serra do Cabral, passando por cidades como Jequitaí, Francisco Dumont, Joaquim Felício, Buenópolis, Lassance e Várzea da Palma. O terceiro destino será o Parque Nacional do Peruaçu, visitando as cidades de Januária e Montalvânia.