Com informações da Secom Montes Claros
Foi realizada na manhã desta terça-feira, 5, a cerimônia de posse das conselheiras substitutas do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento ocorreu na Casa da Cidadania e contou com a presença de representantes da Prefeitura de Montes Claros, da Defensoria Pública de Minas Gerais, da Polícia Militar e de outras entidades ligadas à defesa das mulheres. Após a solenidade foi inaugurada, no local, a sala que irá abrigar a sede do Conselho.
Vera Nice “Nega Brexó” dos Santos, atual presidente do Conselho dos Direitos da Mulher, acredita que a posse marca o início de uma nova etapa para as atividades do órgão no município. “O Conselho ficou quase um ano sem atividades, pela falta de estrutura física e de alguns conselheiros. Estamos muito felizes porque essa é uma vitória para as mulheres de Montes Claros”, destacou, lembrando que o Conselho tem como uma de suas atribuições desenvolver políticas públicas para defender os direitos das mulheres.
O sub-tenente Edilson Dias, chefe do Núcleo de Prevenção Ativa do 10º Batalhão da Polícia Militar, que coordena as Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica, afirmou durante a reunião a necessidade das parcerias para combater a questão da violência contra as mulheres: “vivemos em uma sociedade que ainda é machista, e temos que unir forças para quebrar isso”.
A defensora pública Maísa Rodrigues, coordenadora do Núcleo da Defesa da Mulher de Montes Claros, explicou que, quando se combate a violência contra a mulher, toda a sociedade é beneficiada: “95% dos encarcerados vêm de lares com violência”. Ela também chamou a atenção para o fato de que os maus-tratos contra as mulheres não vitimam apenas aquelas que sofrem agressões físicas, mas também aquelas que adquirem problemas psicológicos frutos de um ambiente de opressão. Isso abala a autoestima dessas mulheres, que deixam de cuidar de si mesmas e abrem espaço para o aparecimento e o desenvolvimento de graves doenças.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, afirmou que tem sido uma preocupação do prefeito Humberto Souto a criação e a ampliação das políticas públicas voltadas para as mulheres: “é um recado que ele sempre manda para a administração como um todo”.
Confira a lista das novas conselheiras:
1) Representante da Secretária Municipal de Saúde:
Titular: Marianne de Andrade Costa
Suplente: Josefa Ferreira Cruz
2) Representante da Secretaria Municipal de Educação:
Titular: Vera Lúcia Pereira Barbosa
Suplente: Jaciara Braga Nassau
3) Representante da Secretaria Municipal de Cultura:
Titular: Silvana Mameluque Mota
Suplente: Mardete Dias Silveira
4) Representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social:
Titular: Sandra Maria da Silva
Suplente: Aparecida de Fátima Andrade
5) Representante da Secretaria de Governo:
Titular: Dayana Barbosa de Quadros
Suplente: Larissa Aparecida Freitas e Souza
6) Representantes do Estado:
Titular: Maurina Fonseca Mota de Matos
Suplente: Maísa Rodrigues da Silva