Com informações da Secom Montes Claros
A Secretaria Municipal de Saúde promoverá a Campanha "Medicamento Legal", atendendo diretrizes da administração de zelar pelo cidadão em todos os aspectos. O objetivo é combater o comércio de remédios, em locais não autorizados como bares, padarias ou outros estabelecimentos que não podem, por lei, praticar tal comércio. A campanha tem o apoio da Polícia Civil, do Conselho Regional de Farmacêuticos e da Associação das Farmácias do Norte de Minas. A medida vai fortalecer à comercialização somente de remédios licenciados, nos locais permitidos, atendendo a legislação sanitária vigente, sem riscos para a população, acabando com a venda de remédios falsificados.
Estudo feito em 2009, mostra que entre os anos de 2000 e 2006, ocorreram 800 mil mortes, em todo o mundo, por causa de remédios falsificados. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obrigação do combate aos medicamentos falsificados não é apenas do estado, mas sim de todos os órgãos relacionados à venda e fabricação de remédios. A campanha ocorrerá em dois grandes momentos: dia 22 de setembro, sexta-feira, a partir as 19 horas no auditório da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), com participação de farmacêuticos e comunidade acadêmicas, quando será debatido o assunto, com troca de ideias e busca de soluções para o problema. Dia 22 de outubro, na Praça Doutor Carlos Versiani, centro, entre 8 e 12 horas, haverá uma manhã de sensibilização, com panfletagem e prestação de serviços diversos, relacionados ao setor de saúde.
A secretária municipal de Saúde, Dulce Pimenta, lembra a importância da campanha como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Frisa que as pessoas têm de ser sensibilizadas para que contribuam com as ações e até mesmo denunciem estabelecimentos que estão praticando tal ilegalidade.