Rural promove Seminário sobre Água Subterrânea
Novidades
Publicado em 25/09/2017

A Sociedade Rural de Montes Claros realiza na próxima terça-feira (26), das 8h às 17h, o Seminário sobre Água Subterrânea – Potencial Hídrico do Norte de Minas, no Auditório Osmani Barbosa, no Parque de Exposições João Alencar Athayde, em Montes Claros. São 250 vagas e não há taxa de inscrição.
Na programação, especialistas renomados vão abordar um tema, que segundo José Luiz Veloso Maia, o Presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, entidade realizadora do evento, é a solução mais eficiente para a crise hídrica que enfrentamos. 
“A nossa água superficial já acabou. A subterrânea é a última fronteira para a região. As águas superficiais estão se esgotando. Aliás, esgotadas. Esse seminário vai permitir que possamos conhecer se existe essa possibilidade, onde e qual capacidade, que volume pode ser usado sem dano ao meio ambiente. No Norte de Minas não temos registro dessa experiência, por isso, precisamos estudar para implantar. Avaliar as variáveis. Quem sabe encontramos aqui uma área como Cristalina, em Goiás. Lá é o maior PIB agro do Brasil e a água usada é subterrânea. Ao final dos trabalhos vamos elaborar um documento para enviar aos órgãos governamentais para proposição de ações”, finaliza José Luiz. 

Água Subterrânea
A Associação Brasileira de Águas Subterrâneas (ABAS), afirma que a água subterrânea ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios inter-granulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios, lagos e brejos. As águas subterrâneas cumprem uma fase do ciclo hidrológico, uma vez que constituem uma parcela da água precipitada.

Programação:
7h 30min às 8h – Inscrições 
8h às 8h 30min – Abertura  - Presidente da Sociedade Rural e Montes Claros
8h 30min às 10h 30min – SITUAÇÃO ATUAL DA ÁGUA SUBTERRÂNEA NO NORTE DE MINAS - 
ABAS – Monitoramento Hidrogeológico como Ferramenta para Gestão Integrada de Recursos Hídricos – Antônio Carlos Bertachini
ANA – Resultados dos Estudos Hidrogeológicos na Região Hidrográfica do São Francisco e a Questão do Verde Grande – Leonardo de Almeida – Coordenação de Água Subterrânea – SIP / ANA 
COPASA -  O Potencial de Água Subterrânea na Região Norte de Minas - Luiz Otávio Baumgratz Delgado – Engenheiro Geólogo e de Minas 
IGAM, CPRM  e SUPRAM-NM – Representantes 
Intervalo 15´   
10h 45min às 12h 30min – RESERVAÇÃO E USO DA ÁGUA SUBTERRÂNEA 
Ações de Revitalização – Antônio Carlos Bertachini – MDGEO Hidrogeologia e Meio Ambiente  
Sidenísio Lopes Oliveira – Geólogo CODEVASF 
12h 30min às 14h – Intervalo para almoço
14h às 15h – EXPERIÊNCIA REGIONAL DE USO DA ÁGUA SUPERFICIAL E SUBTERRÂNEA 
Uma Proposta de Planejamento Regional - Mário Cicareli Pinheiro – POTAMOS – Engenharia e Hidrologia Ltda
15h às 16h –  Questionamentos, debates, definição das prioridades,  formatação das propostas. Elaboração do Plano  Ação  Estratégico: o que fazer, porque, quem vai fazer, quando, onde e como fazer.
16h às 16h 30min -  Encaminhamento do Plano Ação Estratégico  – Agenda de Compromisso e  Responsabilidades.
16h 30min às 17h: Conclusões e encerramento 

Serviço 
Seminário sobre Água Subterrânea
Data: 26/09
Horário: 7h30 às 17h
Inscrição: Isenta 
Informações: 38 3215 1212

 

Com informações da Ascom/Sociedade Rural 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!