Com informações da Ascom Unimontes
A prevenção é a melhor receita para o combate ao câncer de mama. Pois, as chances de cura da doença são de 95% quando é feito o diagnóstico precoce. A importância da ação preventiva foi reforçada durante o lançamento oficial da V Exposição “Vida Rosa: Um Novo Olhar”, em frente ao prédio da Reitoria, no Campus da Universidade Estadual de Montes Claros, na noite dessa segunda-feira (16/10).
O evento marca a participação da Unimontes na campanha “Outubro Rosa”, em parceria com a Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer – Padre Tiãozinho. A mostra é coordenada pela equipe do Projeto de Extensão da Unimontes – “Vida” –, que há 13 anos atende pacientes em diversos estágios do tratamento do câncer de mama, desde o controle até a reabilitação.
A solenidade contou com as presenças do reitor, professor João dos Reis Canela, do vice-reitor, professor Antonio Alvimar Souza, e da presidente da Associação Presente, a médica oncologista Priscila Miranda Soares, juntamente com as pessoas homenageadas como madrinhas e padrinhos do “Outubro Rosa”. Participaram, ainda, as pacientes atendidas pelo Projeto Vida, que é coordenado pela professora Claudiana Donato Bauman.
Na oportunidade, o reitor João Canela cumprimentou a coordenação do Projeto Vida, da Associação Presente e toda equipe envolvida nas ações do “Outubro Rosa”. Destacou que se sente engrandecido por contribuir na campanha, que chama a atenção para a importância da prevenção contra o câncer de mama e valoriza a vida.
“A Unimontes se orgulha de se envolver nesta campanha, que é uma demonstração de solidariedade e amor à vida. Abraçamos esta iniciativa, que é uma apologia à vida”, afirmou João Canela. A importância da campanha também foi enaltecida pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza.
Durante o evento, a presidente da Associação Presente, Priscila Miranda, enfatizou a importância fundamental do exame para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Ela lembrou que o exame dentro do tempo hábil garante a cura de 95% dos casos.
De acordo com a especialista, o Brasil tem 60 mil novos casos da doença por ano. As estatísticas apontam que, a cada grupo de oito mulheres, uma deve desenvolver o câncer de mama, que também responde por 25% dos diagnósticos de tumores. Daí, a importância da campanha Outubro Rosa para estimular as mulheres a fazerem o autoexame e realizar mamografia regularmente.
Priscila Miranda também ressaltou que é importante que as mulheres mantenham hábitos preventivos. Além de evitar o cigarro e o consumo de álcool, elas devem ter uma alimentação saudável e realizar exercícios físicos regularmente. Nesse sentido, na manhã de domingo (22/10), será realizada em Montes Claros a corrida “Outubro Rosa”, associada a uma caminhada, que terá largada na Praça dos Jatobás.
HOMENAGEM
Ainda durante a cerimônia em frente ao prédio da Reitoria, foi prestada homenagem póstuma à jornalista Rosângela Alves Mendes, que já foi padrinha do “Outubro Rosa”, falecida em 2 de junho deste ano. A homenagem foi recebida por um filho da jornalista.
A EXPOSIÇÃO
A exposição fotográfica, organizada pela equipe do Projeto de Extensão da Unimontes – “Vida”, é resultado de parcerias com diversos profissionais da cidade. A fotógrafa Júnia Rebello, pela primeira vez, fez as fotos das pacientes que estão exibidas em painéis. Atualmente, são 38 mulheres assistidas pelo projeto. A produção de maquiagem e cabelo também teve a parceria da Trancosos Beauty, com 15 profissionais na produção, além do trabalho da design Renata Fagundes Neryf (sobrancelhas).
A exposição será itinerante. Inicialmente, pode ser conferida no andar térreo da Reitoria. No dia 19 de outubro, às 20 horas, será levada para o espaço do Shopping Ibituruna. No dia 22, às 7h, na Praça dos Jatobás, durante a caminhada “Outubro Rosa”, e, no dia 23 de outubro, às 19h30, no Montes Claros Shopping Center.
A organização geral do evento está sob a responsabilidade da educadora Eunice Loyola Pereira, com curadoria da empresária Ivana Tupinambá e o olhar criativo da artista plástico Conceição Mello, que cuidará da finalização das fotos.