Montes Claros decreta Situação de Calamidade em razão da estiagem
Novidades
Publicado em 20/10/2017

Texto: Daniel Moraes/Fotos: Fábio Marçal

 

 

O prefeito de Montes Claros, Humberto Souto, assinou nesta quinta-feira, 19, o Decreto Municipal nº 3.583, que declara Situação de Calamidade no município, em razão da estiagem e da falta de abastecimento de água potável.

 

“A gravidade desse problema tem nos motivado a buscar soluções diariamente. O decreto é um instrumento fundamental para a atuação do prefeito”, explicou Humberto Souto. O texto do decreto prevê que, em caso de grave necessidade de abastecimento, a produção excedente proveniente dos poços particulares do município poderá ser usada para reforçar o fornecimento de água para a população, através da Copasa. Com relação a eventuais indenizações que poderiam ser pagas aos proprietários desses poços, o prefeito informou que “o departamento jurídico está debruçado para encontrar uma forma legal de se fazer isso”.

 

Além de prever a utilização da água fornecida pelos poços para o abastecimento da população, o decreto também determina que, durante a vigência da situação de calamidade, diversas condutas estarão vedadas aos cidadãos, como:

 

- lavar calçadas e quintais com utilização de mangueiras;

- lavar veículos com mangueiras, em domicílios ou em via pública;

- lavar telhados, paredes ou calhas;

- aguar gramados ou jardins com o uso de mangueira;

- não consertar vazamentos constatados nas redes prediais nos prazos regulamentados.

 

A não observância dessas regras poderá ser punida com a suspensão do fornecimento de água para o morador infrator.

 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!