Texto: Daniel Moraes/Fotos: Fábio Marçal
A Prefeitura de Montes Claros, através da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, tem realizado um amplo trabalho para manter os estoques municipais supridos com os remédios que integram a REMUME (Relação Municipal de Medicamentos Essenciais). No início desse ano, dos 291 medicamentos que compõem a lista, apenas 30% estavam disponíveis na rede municipal de Saúde. A determinação do prefeito Humberto Souto foi a de buscar uma solução a todo custo para beneficiar a população. Hoje, 81,78% dos itens, ou seja, 238 diferentes medicamentos, estão presentes nos estoques da Secretaria de Saúde, abastecendo as Estratégias de Saúde da Família, os CAPS e o Alpheu de Quadros.
Segundo Bianca Montalvão, coordenadora da Assistência Farmacêutica da Prefeitura, o município “tem se esforçado para manter a regularidade dos estoques, com o objetivo de garantir os medicamentos essenciais para a população de Montes Claros”. Ela explica que, dos 53 itens que hoje estão indisponíveis, a Prefeitura já adquiriu quase metade, aguardando apenas a entrega dos produtos pelos fornecedores.
Entre os itens disponíveis para a população, estão os medicamentos para hipertensão Captopril, Atenolol, Losartana e Carvedilol, os remédios para diabetes Glibenclamida e Glicazida, além do Clonasepan e da Carbanazepina, usados no tratamento de saúde mental.