Texto: Daniel Moraes
Estamos em novembro, mês dos homens deixarem o preconceito de lado e cuidar da saúde. A Campanha Novembro Azul é realizada em todo o país e tem o objetivo de conscientizar a sociedade, especialmente os homens, a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.
Em Montes Claros, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma ampla programação para marcar o mês. As atividades começaram nesta quarta-feira, 8, com a realização de dois eventos: uma Patrulha da Saúde voltada para os servidores da Polícia Rodoviária Federal, no SEST SENAT de Montes Claros. E uma palestra sobre Atendimento ao Homem nas ESF’s com o Dr. Francisco Pimenta, nas FIP MOC.
O próximo evento da campanha está marcado para o dia 14, terça-feira. Será uma ação social, realizada no hall de entrada da Prefeitura de Montes Claros, com a realização dos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia capilar, orientações de saúde bucal, e salão de beleza masculino.
CÂNCER DE PRÓSTRATA - No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos (INCA).
Como é feito o diagnóstico?
Através do toque retal e da dosagem do PSA no sangue pode-se avaliar a próstata. Dependendo das alterações encontradas, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença do câncer de próstata.
O câncer de próstata tem cura?
Sim, quanto antes iniciar o tratamento, melhor os resultados.
Como é feito o tratamento?
Dependendo da fase em que é diagnosticado o câncer de próstata, o médico poderá indicar radioterapia, cirurgia ou tratamento hormonal, mas a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada para cada pessoa.
Como se prevenir?
- Dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura;
- Consumir tomate;
- Pelo menos 30 minutos diários de atividade física;
- Manter o peso adequado à altura;
- Diminuir o consumo de álcool;
- Não fumar;
- Homens a partir dos 40 anos devem realizar exames de rotina;
- Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.
Onde fazer exames preventivos da próstata?
Os exames preventivos devem ser feitos nas unidades básicas de saúde ou nas equipes de saúde de família. Se possível uma vez ao ano, após os 50 anos, ou conforme orientação médica (https://www.hcancerbarretos.com.br/prostata).