Texto: Bruno Albernaz/Fotos: Fábio Marçal
Uma decisão da justiça deu início à garantia de preservação de um importante patrimônio histórico do município localizado no centro da cidade. Através de ação proposta pelo município, a decisão judicial obrigou os responsáveis pelo casarão da família Teles e Menezes a preservarem o imóvel, que está situado na rua Justino Câmara.
A decisão impõe multa diária aos proprietários. Caso não seja cumprido o determinado, o casarão poderá ser transferido para o município, que passaria a zelar pelo imóvel. O casarão foi construído em 1850 e compõe o conjunto arquitetônico colonial da região central da cidade.
Nos últimos anos o imóvel vem se deteriorando gradativamente. Recentemente um laudo do Corpo de Bombeiros atestou o risco de desabamento do casarão caso alguma providência não seja tomada. Nesta quinta-feira, 23, uma audiência será realizada entre representantes do município, do Ministério Público e os proprietários do imóvel na tentativa de um acordo para solucionar o problema do local.
De acordo com o procurador geral do município, Otávio Rocha Machado, o objetivo é manter a preservação do patrimônio histórico. “Tudo está sendo feito no sentido de conservar este imóvel que é parte da história de Montes Claros”, explica.