Programa que ajuda pessoas carentes a retornarem para suas cidades é retomado pela Prefeitura
Novidades
Publicado em 23/11/2017

Texto: Bruno Albernaz/Fotos: Fábio Marçal

 

 

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, retomou no mês de novembro o programa de apoio a migrantes, disponibilizando passagem de retorno para a cidade de origem aos interessados que estejam em situação de vulnerabilidade social.

 

O programa havia sido interrompido em 2016 e agora, após reorganizado, passa a ser mais uma ferramenta de apoio às pessoas que estejam em situação de rua na cidade. Por ser uma cidade polo, Montes Claros atrai muitas pessoas em busca de oportunidades. De acordo com a diretora de Assistência Social, Kenya dos Anjos Medeiros, é neste momento que muitos acabam enfrentando dificuldades e acabam vivendo nas ruas.

 

“Este programa é destinado àquelas pessoas que demonstrem carência, que estejam em vulnerabilidade social. Geralmente recebem este benefício aqueles que já são acompanhados pelas equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social”, explica a diretora.

 

O atendimento inicial para as pessoas que desejem retornar às suas cidades pode ser feito em qualquer unidade do Creas no município, no Centro Pop, na Casa de Passagem ou no Terminal Rodoviário. A partir deste contato, é iniciado um procedimento de avaliação psicossocial para verificar, entre outros critérios, a situação de carência e a documentação pessoal. A passagem de volta é concedida somente uma vez no prazo de um ano.

 

Todo o procedimento é feito de forma rápida, levando em consideração a urgência da situação destes moradores. De acordo com Kenya dos Anjos, há casos em que a passagem é disponibilizada até mesmo no dia em que é requerida. Após a concessão do benefício, uma equipe acompanha o beneficiário até o embarque. Uma outra equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social realiza, sempre que possível, um contato com os parentes do beneficiário na cidade de destino para garantir o amparo necessário.

 

Além dos locais que abrigam esses moradores, o município dispõe ainda de equipes que realizam uma busca ativa pelas ruas, analisando a situação de cada morador para verificar a possibilidade de retorno à sua cidade. De acordo com a diretora da Secretaria de Desenvolvimento Social, o processo tem início a partir do momento em que o morador demonstre o desejo de voltar para a sua terra.

 

“Este é um projeto simples, mas muito importante, que mostra a sensibilidade do prefeito Humberto Souto quando autoriza atender essas pessoas, que muitas vezes, o retorno, é tudo que desejam, mas não têm condições. É importante destacar que essa medida reflete ainda no trabalho geral junto às pessoas em situação de rua, auxiliando no combate a esse problema social crescente não só em Montes Claros, mas em todas as cidades do país”, pontua Kenya. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!