Texto: Daniel Moraes/Fotos: Fábio Marçal
A cena artístico-cultural de Montes Claros está prestes a passar por uma grande reviravolta, com o objetivo de levar o município a fazer jus ao seu histórico título de “cidade da arte e da cultura”. A novidade é que a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, está implementando e efetivando o Sistema Municipal de Incentivo à Cultura – SISMIC. Seguindo as diretrizes do Sistema Nacional de Cultura, o SISMIC irá promover, através de um sistema transparente, democrático e descentralizado de destinação de recursos públicos, o fomento das manifestações culturais no município, valorizando os artistas locais.
Lançado em maio desse ano, o edital do SISMIC selecionou, em meio a mais de 200 propostas recebidas, 42 projetos expressivos nas áreas das artes cênicas, audiovisual, música e patrimônio imaterial, contemplando também importantes manifestações culturais tradicionais da zona rural, de forma descentralizada. A seleção dos projetos foi realizada através de uma comissão formada por representantes da Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, Fundação Marina Lorenzo Fernandez, Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas Gerais e da Secretaria Municipal de Cultura.
A primeira leva de contemplados já está assinando os termos de Fomento e Parceria, e em breve estará recebendo os recursos para tirar os projetos do papel e colocar ao alcance do público, de forma completamente gratuita. Lembrando que o financiamento dos projetos será realizado pelo Fundo Municipal de Cultura, que é composto por 1,5% do IPTU arrecadado no ano anterior.
Segue a lista dos 17 projetos que estão sendo contemplados nessa primeira etapa:
- Memórias São Para Sempre – A História de Montes Claros Contada Por Sua Gente
- O Som do Robsom
- Palavra ou Não Palavra, eis a Questão
- Vovó Elenice, a Arte de Ouvir e Contar Histórias
- Festa de São Sebastião
- Dinâmicas das Expressões Religiosas no Norte de Minas
- Cineminha da Praça
- Música no Orfanato
- Folia de Reis
- Festa Tradicional de São João da Vereda
- A Caravana da Ilusão – Formação de Plateia
- Street Art Festival
- Dia dos Gerais
- Pé na Estrada de Nariz Vermelho
- Orquestra Sinfônica de Montes Claros e Convidados
- Mostra de Cinema – Do Sertão Para O Mundo
- Gato no Quintal