Todo dia 08 de dezembro a capital do estado mineiro é transferida para a cidade Matias Cardoso em comemoração ao Dia dos Gerais. Pesquisadores apontam como primeira cidade de Minas a ser povoada
A primeira edição do projeto tem sua realização na próxima sexta (8) e sábado (9) e tem como objetivo resgatar, valorizar e difundir a diversidade cultural do Norte de Minas Gerais. Serão desenvolvidas ações que culminarão numa Mostra “O Dia dos Gerais”, em que serão oferecidas diversas atividades gratuitas como: oficina de comunicação popular; realização de uma feira cultural com produtos de artistas locais; Cine Sertão com exibição de filmes de produtores locais; apresentações culturais de artistas regionais, e; produção de um documentário sobre a mostra e sobre a cultura do Norte de Minas.
A primeira atividade do projeto será uma oficina de comunicação popular com jovens do bairro Santos Reis, em Montes Claros. A iniciativa será conduzida por Indi Gouveia, jornalista, que vai socializar com o público sua experiência em fotografia e redação textual. No encerramento será exibido o documentário Berço dos Gerais produzido por Mateus Sizilio e o curta-metragem Vertente de Samuel Reis.
A proposta é que, com o conhecimento da oficina, o grupo faça a cobertura jornalística dos eventos culturais que serão realizados no dia 09 de dezembro, no Solar dos Sertões (praça da matriz).