Texto: Pedro Neto/Fotos: Fábio Marçal
A Prefeitura de Montes Claros está acompanhando diuturnamente os problemas ocasionados com as chuvas, que chegaram definitivamente na região. A defesa social e defesa civil, estão presentes nos pontos críticos, que a cada ano causam temor aos moradores , fruto de uma cidade que não tem estrutura e não foi preparada corretamente para suportar chuvas intensas e torrenciais. O Corpo de Bombeiros já recebeu mais de 100 chamadas e alerta a população a ficar atenta aos riscos provocados por lagoas, córregos, e trechos alagados. Os pontos mais críticos estão nas regiões do Grande Santos Reis, especificamente Vila São Francisco de Assis (Morro do Frade), JK e Canelas.
A Defesa Social da Prefeitura está realizando levantamento da situação e vai prestar assistência às famílias prejudicadas. O trabalho vem sendo realizado desde o início das chuvas, e segue até o final do período chuvoso.
O prefeito Humberto Souto determinou que as secretarias e órgãos municipais fiquem atentos à situação e, se necessário, prestem total assistência às famílias residentes em pontos críticos. A situação de calamidade financeira agrava o quadro, uma vez que as obras estruturais têm alto custo e o município não possui, atualmente, recursos financeiros para realizá-las, necessitando de parceria com os governos estadual e federal, bem como com a iniciativa privada.