EDITORIAL – Preparai o caminho do senhor
Novidades
Publicado em 13/12/2017

(*) Padre Wagner Eduardo Dias

 

Desde o domingo retrasado (03/12/2017), quando a Igreja iniciou um novo Ano Litúrgico, e com ele o Tempo do Advento, a Liturgia da Palavra tem nos presenteado diariamente com passagens bíblicas do livro do profeta Isaías.

Neste último domingo (10/12/2017), quando celebrávamos o 2º Domingo do Advento, a primeira leitura da Missa, retirada do capítulo 40 de Isaías, fazia ecoar em nossos corações o grito profético que diz: “Preparai no deserto o caminho do Senhor” (cf. Is 40,3). Ao cumprir a profecia de Isaías, João Batista serviu de sinal não só para o povo de Israel, mas ainda hoje para nós, cristãos do mundo inteiro, que desejamos também receber a presença do Senhor neste Natal.

Mas como preparar o caminho do Senhor? O próprio João Batista, utilizando-se das palavras de Isaías, nos responde: “Nivelem-se todos os vales, rebaixem-se todos os montes e colinas” (cf. Is 40, 4 e Mc 1,3). Se por um lado, a resposta parece ser mais enigmática do que a pergunta, por outro, ela nos sugere que os vales, montes e colinas são realidades metafóricas daquilo que existe dentro de nós.

O Papa Francisco, no Angelus deste domingo (10/12), explicou esta simbologia dizendo: "esse vales representam os vazios do nosso comportamento perante Deus, todos os nossos pecados de omissão.” Na mesma oportunidade, falando sobre os montes e colinas, o Sumo Pontífice afirmou: “(…) esses montes e colinas que devem ser abaixados são o orgulho, a soberba, a prepotência. Onde há orgulho, onde há prepotência, onde há soberba, o Senhor não pode entrar (…)”.

Com base nessas explicações, pode-se concluir que, enquanto não preenchermos os vazios dos nossos corações, e enquanto não rebaixarmos o orgulho, a prepotência e a soberba de nossas condutas, não conseguiremos preparar o caminho do Senhor e, consequentemente, não estaremos prontos para receber dignamente a sua presença.

Mais do que a simples ornamentação externa de nossas casas, praças e estabelecimentos comerciais, possamos nos preparar para a chegada de Jesus, ornamentando nossos corações, nossos pensamentos e nossas condutas com as virtudes do amor, da misericórdia, da mansidão, da humildade, da compreensão, da fraternidade, da esperança e da fé, a fim de que possamos experimentar, em sua profundidade, o verdadeiro sentido do Natal.

Boa preparação a todos!

Deus abençoe!

 

 

(*) Vigário Paroquial da Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida - Montes Claros/MG.

 

*** Texto publicado no Jornal de Notícias de Montes Claros 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!