Texto: Daniel Moraes/Fotos: Fábio Marçal
Na entrada, o letreiro anunciava, de forma irônica: “seminovos”. Dentro, um grupo enorme de representantes da melhor idade, vindos de todas as regiões da cidade, participavam da confraternização de Natal promovida pela Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Fiat Polígono, que recebeu o evento nesta sexta-feira, 15.
A programação incluiu distribuição de brindes, lanche coletivo e um animado “arrasta-pé” ao som de música ao vivo. Patrícia Godoy, coordenadora do programa Saúde do Idoso da Prefeitura de Montes Claros, explicou que a confraternização foi direcionada para os integrantes dos 35 grupos de idosos cadastrados na Estratégia de Saúde da Família, e que já somam mais de 500, em toda a cidade.
Antonina Evangelista Pereira tem 83 anos e participa, há mais de 10, do grupo de idosos “Amigos da Saúde”, do bairro Vila Telma. Tônia, como é mais conhecida, chegou ao grupo apenas dois anos depois de ficar viúva. Ela disse que a entrada no grupo, trouxe uma grande mudança para a sua qualidade de vida: “Minha saúde melhorou. Minha pressão era alta, hoje é normal”, afirmou. Para ela, a dança, as atividades físicas e as viagens realizadas através do grupo são os responsáveis pela sua melhora: “Aprendi a viver no grupo”.