Começa na próxima sexta-feira e vai até domingo a folia mais importante do interior de Minas, em Bocaiúva, terra de Henfil e Betinho, que tem contribuído - ao longo dos anos - para a criação na comunidade de uma cultura artística, com marcante folclore religioso. Distrito de Bocaiúva, Alto Belo tem este nome por localizar-se entre o Vale do Jequitinhonha e o Norte de Minas, num ponto realmente alto e belo, tendo a seus pés a nascente do Rio Verde Grande.
Durante a programação da festa – e nos demais dias do ano – o som que mais se ouve é o da viola, instrumento bem menor que o violão, batizado de viola caipira, viola sertaneja e viola cabocla. No rol de atrações, feira de artesanato, comidas típicas e mostra de literatura de cordel. O evento atrai, ainda, grande público por premiar os melhores mentirosos, imitadores e contadores de causos. Também escolhe o maior roedor de pequi, maior chupador de manga e os maiores comedores de farinha e rapadura.
Sexta - 12 de Janeiro
20h00 - Apresentações de ternos de Folia de Reis de Alto Belo e região;
21h00 - Grupos de Danças Folclóricas;
22h00- Apresentação de solistas de viola caipira.
Sábado - 13 de Janeiro
20h00 - Cortejo de bandeira e levantamento do Mastro de Santos Reis com presépio vivo;
21h00 - Abertura Oficial:
Execução do Hino Nacional por Cadú da Viola;
Pronunciamento de autoridades e apresentação do Terno de Folia de Reis de Alto Belo;
Apresentação de grupos de dança e teatro;
22h00 - Show com diversos artistas regionais;
02h00 - Show com tradicional forró pé de serra.
Domingo - 14 de Janeiro
12h00 - Apresentação de ternos de Catopê, grupos teatrais e ternos de Folia de Reis;
15h00 - Missa de Santos Reis celebrada no palco, com participação da Igreja Católica de São José de Alto Belo e do terno de Folia de Reis de Alto Belo;
16h00 - Apresentação de grupo teatral:
Corridas de jegue, porco, cachorro, galinha, cavalo de pau, de costas e carrinho de mão;
Concursos: Lundu para adulto e criança, maior chupador de limão sem fazer careta, maior chupador de manga, maior roedor de pequi, maior roedor de rapadura, melhor imitador de personagem da região, melhor contador de causo, a risada mais engraçada e imitador de bicho.
20h00 - Shows com diversos artistas regionais: moda de viola, show instrumental, duplas e grupos sertanejos entre outros;
00h - (Encerramento) - Shows com tradicional Forró Pé de Serra
Fotos: Manoel Freitas