Texto e fotos: Pedro Neto
O projeto “Para Além das Prisões” (PAP), implantado na administração do prefeito Humberto Souto, e que já beneficia sentenciados do sistema penitenciário, será ampliado a partir de fevereiro com inclusão de mais 20 detentos.
As ações atendem sentenciados em regime semi-aberto e prevê a inclusão de 200 detentos, até o ano que vem, os quais são beneficiados com um dia de remissão de pena, a cada três trabalhados. As atividades são de qualificação profissional e lúdicas, através das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Social. A partir de agora, com a chegada de outros sentenciados, serão ampliadas e intensificadas as visitas dos policiais do Programa “ Ressocializar”, com apoio dos pelotões espalhados pela cidade, aos locais públicos onde o projeto funciona, proporcionando mais segurança aos envolvidos nas ações e à população
A cada dois meses o projeto será discutido, para aperfeiçoamento e avaliação das ações, que capacitam os sentenciados a trabalhar com madeiras, sucatas, transformadas em artes e, ainda, com jardinagem. Também atuam em limpeza e conservação de áreas públicas. Os reeducandos têm oportunidade de aprender novas profissões, contribuindo para a reintegração à sociedade, com garantia de renda para o sustento familiar. O projeto tem grande alcance social e está sendo bem aceito pela população, pelos próprios sentenciados e familiares.
Além da execução da prefeitura de Montes Claros o projeto é oficializado por sugestão da Promotoria Pública e Tribunal de Justiça e tem como parceiros o Conselho de Segurança Pública, universidades, Pastoral e Sistema Carcerários, Polícia Militar, Conselho da Comunidade na Execução Penal da Comarca de Montes Claros, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Serviço Voluntário de Assistência Social de Minas Gerais (Servas), Empresa Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e Secretaria de Administração Prisional (Seap).