Limpeza e adoção de praças, plantio de árvores, reforma e pinturas de casas, construção de um templo na cidade de Ibiaí e palestras sobre família, saúde e curso de como deixar de fumar. Estas são algumas das ações realizadas pelos mais de 600 jovens divididos em 18 cidades e 34 equipes no Norte de Minas. Varzelândia, Lontra, Jaíba, Ibiaí e Montezuma, Curvelo e Gouveia são algumas das cidades que estão recebendo este projeto que termina no próximo final de semana.
Os jovens decidiram trocar as férias por um projeto educacional denominado Missão Calebe, realizado pela Igreja Adventista do 7º Dia em toda a América do Sul.
No Noroeste de MG, jovens e adolescentes colocaram a mão na terra e participaram do plantio de mais de 20 árvores, em áreas públicas de Cabeceira Grande, cidade localizada a 70 km de Unaí.
Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a ação ambiental contou com a participação do Projeto Missão Calebe. Outras ações marcaram a presença dos jovens adventistas nesta cidade, como limpeza e adoção de praça.
Os Calebes também contribuíram para a preservação de outras 60 árvores. As áreas públicas ganharam espécies como Ipê utilizada para a recuperação de áreas verdes.
Preservar a natureza
Daniela Maria de Jesus Pereira, participou da ação e afirma que o trabalho proporcionou respeito por parte da comunidade aos integrantes dos Calebes. Salienta ainda que além do trabalho voltado para a preservação do meio ambiente, os jovens realizaram um varal solidário onde várias peças de roupas foram doadas para famílias carentes da cidade.
Talita Arruda Mendes estudante do 1° ano ensino médio salienta que participar desta ação ambiental fez “uma enorme diferença, pois motiva as pessoas a cuidar melhor da cidade e ajuda a preservar a natureza.
Pastor Claudiney Santos, presidente da Igreja Adventista do 7º Dia para as regiões Norte e Noroeste de MG, acredita que a juventude adventista tem muito a contribuir para a construção de uma sociedade melhor. Segundo ele, O projeto Calebe é a oportunidade que a igreja adventista proporciona para que eles possam colocar na prática os ideais que eles possuem, “focando nas pessoas, famílias e os princípios da palavra de Deus”.
Bom exemplo
O secretário Municipal do Meio Ambiente e Turismo da prefeitura de Cabeceira Grande, Washington Cardoso da Costa, elogiou a participação dos jovens adventistas na ação, que na sua opinião serve como exemplo para todos os jovens.
“Os jovens adventistas participaram do replantio de algumas mudas que haviam sido danificadas por vândalos. E além do plantio auxiliaram na colação dos suportes que servem para direcionar o crescimento das mudas. A atuação deles foi de suma importância, uma vez que o trabalho que eles vem desenvolvendo na nossa cidade serve como bom exemplo para os nossos jovens”, destaca o secretário.