Texto e fotos: Pedro Neto
A Prefeitura de Montes Claros está atuando na substituição e restauração do Cruzeiro e seus adereços, bem como de outras áreas da Praça do Bairro São Geraldo II, as quais foram tombadas desde 1985. Em breve, durante Ação Global a ser realizada naquele bairro, as obras serão entregues à população, conforme foi acordado com a diretoria da Associação Comunitária e com os representantes da Igreja Católica.
O bairro surgiu em 1908 e, atualmente, abriga mais de três mil famílias, possuindo escolas, postos de saúde, vasto comércio e transporte coletivo. A expectativa é que a Praça ganhe novo visual e seja transformada num verdadeiro cartão postal.
O presidente da Associação Comunitária, Valdemir Cardoso Santana, destacou que as obras de restauração do patrimônio estão sendo bem aceitas pela população. “É uma reivindicação antiga. Acreditamos que a atual administração tem condições de atender aos anseios comunitários, de forma satisfatória”, concluiu, otimista com o andamento das atividades.
As representantes da Igreja Católica, Eloína Martins e Maria do Carmo, duas aposentadas, frisaram que a comunidade é atuante nas ações que envolvem o patrimônio no Bairro São Geraldo, a fim de preservá-lo, garantindo a preservação e a história do bairro. “Tudo que é bom, é bem vindo”, resumiu, lembrando que desde a década de 1980 a comunidade se esforça para preservar a área, lutando por mais melhorias.