Texto: Ascom/Fotos: Fábio Marçal
A economia de Montes Claros está dando sinais evidentes de recuperação. Isso é confirmado pelos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que foi criado pelo Governo Federal (Lei nº 4923, de 23 de dezembro de 1965) e é o registro de admissões e desligamentos de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Divulgado, normalmente, na segunda quinzena de cada mês, o CAGED mostra detalhadamente o desempenho das empresas instaladas em todos os municípios brasileiros em relação à geração de empregos.
Os dados de fevereiro referentes a Montes Claros ainda não foram divulgados mas, em janeiro de 2018, foram 2.440 empregados admitidos e 2.220 demitidos, o que proporcionou um saldo de 220 vagas. Os setores que apresentaram maior saldo de contratações foram: Comércio (139), Indústria de Transformação (110) e Construção Civil (31).
As ocupações que tiveram maiores saldos de contratações em janeiro foram: assistente administrativo (44), técnico em manutenção eletrônica (25), vendedor de comércio varejista (24), eletricista de instalações (23) e atendente de lanchonete (21).