LAPA GRANDE - Prefeitura participa de debate sobre medidas de proteção ao Parque
Novidades
Publicado em 20/03/2018

Texto e fotos: Pedro Neto

 

Em reunião extraordinária, os representantes do Conselho Consultivo do Parque da Lapa Grande tomaram várias decisões a fim de intensificar as ações de proteção integral da Área de Preservação Ambiental (APA) do logradouro. Dentre as medidas, alterações nos atuais percursos de trilhas para ciclistas e pedestres bem como a utilização de drone com câmera para inibir o avanço de invasões e punir quem desrespeitar a lei. A maior preocupação é quanto a chacreamentos clandestinos, desmatamentos e outras irregularidades.

 

Para melhorar as ações de fiscalização e vigilância, será criada uma patrulha a cavalo. A comunidade também está sendo chamada a contribuir com as ações, denunciando quem estiver infringindo as leis que defendem aquela área de proteção. Os conselheiros também lembram que as atividades devem ser conciliadoras e realizadas de forma ordenada, visando, ainda, a proteção e segurança de quem estiver no interior do parque, através de cadastramento de visitantes e outras medidas preventivas e necessárias para garantir a visitação sem riscos.

 

A Prefeitura de Montes Claros foi representada na reunião por Anildes Evangelista, diretora municipal de Meio Ambiente. Ela frisou que, nesta gestão, a Prefeitura é parceira nas atividades e não mede esforços para evitar a degradação da área, principalmente no que diz respeito às invasões e desmatamentos. Uma proposta defendida por Anildes foi a agilização do Plano de Manejo do Parque, que permitirá a efetivação de medidas de proteção integral daquela área.

 

Em abril, os conselheiros irão até a nova área ampliada do parque, na região de Buriti do Campo Santo, quando será visitada a gruta Claudina. 

Comentários
Comentário enviado com sucesso!