Texto e Fotos: Educamoc
A equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL), um programa da Prefeitura que tem o objetivo de incentivar o hábito de ler entre os alunos da rede municipal, realizou nos dias 21 e 22 de março, no plenário antigo da Câmara de Vereadores, apresentações do espetáculo "Sou um super-herói" para os alunos dos CEMEI's Amiguinhos de Jesus, São Judas e Cristo Rei.
A peça, que tem como temas principais tecnologia e literatura, usa como pano de fundo a história de "Camilão, o Comilão", de Ana Maria Machado, adaptada pela coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa, para abordar o uso demasiado do celular e suas ferramentas em detrimento dos livros, denunciando o consumismo, o desperdício e, consequentemente, chamando a atenção para a necessidade de vivermos com sustentabilidade.
"O nosso objetivo, com esses dois dias de apresentação, foi possibilitar às crianças um passeio educativo, onde os mesmos pudessem assistir a esta peça que tem tudo a ver com o tema que estão estudando, que é o projeto 'Dinheiro, dinheirinho, enchendo o meu cofrinho'. Ficamos muito satisfeitas, pois foi perceptível a interação das crianças, que viajaram na história. Outro ponto muito significativo foi o de ver os olhos brilhando dos professores, que com certeza terão mais material pra poder trabalhar em parceria com a Trilha da Leitura", explicou a coordenadora.
Após o teatro, os alunos foram convidados a fazer um cofrinho de sucata e poupar, para, ao final do semestre, fazer uma boa ação com a poupança. Ainda foram distribuídas aos presentes as histórias "Sou um super-herói", de Éllen Santa Rosa, e "Camilão, o Comilão", de Ana Maria Machado.
"As crianças nesse nível de aprendizagem se relacionam muito bem com a fantasia e essa forma teatral consegue alcançar a criança dentro da sua curiosidade, do seu nível de conhecimento. O teatro oferece uma possibilidade de aproximar a criança cada vez mais da aprendizagem e tem contribuído muito com o aprendizado dessa temática econômica, pois elas aprendem de uma forma muito mais divertida e interessante. A Trilha da Leitura contribui muito com o aprendizado dessas crianças", afirmou a professora do CEMEI Cristo Rei, Cleonice Imaculada.