Escola Municipal Mestra Fininha promove oficinas de leitura
Novidades
Publicado em 06/04/2018

Texto e fotos: Educamoc

 

Com a presença da equipe do Projeto Montes Claros na Trilha da Leitura (MCTL), a Escola Municipal Mestra Fininha deu início na última segunda-feira, 2 de abril, às oficinas de leitura "Tecnologia e Literatura: desafios e possibilidades no mundo dos heróis", para os alunos do 6º ao 9º ano da unidade.

 

A atividade contemplou a dinâmica do “Chá Literário” realizado para os supervisores e diretores no dia 26 de fevereiro, quando foram encenados os livros da biblioteca da escola mais lidos pelos alunos no último ano. Cada aluno recebeu um avental com um trecho de livro e, após o teatro, teve que responder à pergunta: "Que livro é esse?". A cada acerto o aluno ganhava um livro de presente, doado pelo Trilha da Leitura.

 

"Inspiradas na dinâmica utilizada pelo Trilha na reunião de fevereiro, ousamos pedir à equipe para utilizar a mesma estratégia e nos ajudar a lançar o nosso projeto de leitura aqui na escola. Elas, como sempre, prontamente nos atenderam e foi simplesmente lindo. A atuação de toda a equipe contagiou os presentes, sobretudo pela forma criativa com que se apresentam e pela iniciativa de distribuir livros e revistinhas em quadrinhos voltados para a faixa etária dos alunos adolescentes. Agora, nosso desejo é que a alegria e encantamento dos sentidos continuem a contagiar todos nós ao longo deste ano letivo, para que a leitura esteja cada vez mais presente nas atividades realizadas na escola", destaca a diretora da unidade, Kátia Melo. 

 

Oficinas

 

O trabalho consiste em oficinas, leitura em livros impressos e digitais, concursos de escrita, teatros e interação entre alunos e escolas, a partir dos comentários dos livros lidos postados na página do projeto nas redes sociais.

 

“Num contexto em que o livro no formato tradicional, impresso, está quase esquecido nas bibliotecas e considerando que todas as gerações fazem uso desses recursos tecnológicos, desde a mais tenra idade, o presente trabalho justifica-se como uma das preocupações que têm sido constantes no ensino-aprendizagem, que é como formar leitores diante dos avanços tecnológicos e das transformações comportamentais das crianças, adolescentes e jovens antenados com as mídias sociais”, explica a professora e integrante do Trilha da Leitura, Simone Moreira. 

 

Apresentações

 

Em 2018 o Trilha da Leitura trabalha o espetáculo "Sou um super-herói", peça que aborda o uso demasiado do celular e de suas ferramentas em detrimento dos livros, alertando sobre o consumismo e o desperdício e chamando a atenção para a necessidade de poupar para podermos viver com sustentabilidade. O espetáculo tem como pano de fundo as aventuras do herói "Camilão, o Comilão", do livro de Ana Maria Machado.

 

 

"A temática pretende despertar o interesse dos alunos, uma vez que alia a utilização do livro impresso e do digital, partindo das histórias e livros dos super-heróis de todos os tempos, marcados por enredos detetivescos, cômicos, com elementos de suspense, aventura, sobrenatural, e, especialmente, elementos do gênero da ficção científica. Em outras palavras, elementos que expressam realidades não existentes que podem ou não se tornar uma realidade no mundo em que vivemos, mas que expressam sempre nossos sonhos, medos, aspirações e percepções, inspirados no contexto em que estamos", explica a coordenadora do MCTL, Éllen Santa Rosa.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!