No próximo dia 17 de maio é comemorado o dia internacional das telecomunicações. Talvez você nunca tenha parado pra pensar sobre o significado dessa palavra, mas certamente você já foi e continua sendo beneficiado por ela. Quer ver?
De forma geral, designa-se como telecomunicação as comunicações de longa distância, isso abrange a transmissão, emissão ou recepção de sinais, assim como sons ou mensagens por fio, eletricidade, rádio, ou qualquer outro processo eletromagnético. As telecomunicações encurtam distâncias, como explica o coordenador do curso de telecomunicações da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros, FACIT, Alexandre Dantas. "São as Telecomunicações que viabilizam que, dois ou mais usuários possam se comunicar com segurança e eficiência pelos extremos do planeta, que fazem com que as informações sejam propagadas na velocidade da luz, usando as fibras ópticas, que rompem as barreiras intercontinentais como as comunicações via satélite, e geram altas taxas de transmissão para que a internet seja a maior rede de comunicação mundial. Se você consegue se comunicar do Brasil com um amigo ou parente que esteja na Europa, ou, se assistirá a copa do mundo 2018 em tempo real, ou se consegue efetuar uma compra de um site da China, isso tudo e muito mais são as Telecomunicações!", afirma.
Como é possível perceber, as Telecomunicações têm tudo a ver com internet, banda larga e têm movimentado a economia do Brasil. Com o passar do tempo, e não poderia ser diferente, o aumento do acesso a internet foi acompanhado pelo aumento nas vendas de bens industriais, que possibilitam desfrutar do serviço das telecomunicações, como os computadores, tablets etc.
No Brasil, segundo dados da Telebrasil e Teleco (2016), apenas no ano de 2015, o segmento de telecomunicações movimentou R$ 232 bilhões, o que representa 4% do PIB nacional, além de ter sido responsável por R$ 28,6 bilhões investidos no ano. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, ABINEE, em 2016, a indústria de bens de telecomunicação tornou-se a de maior faturamento no setor da indústria eletroeletrônica.
E pra falar sobre este setor que tanto cresce e aquece a economia brasileira, além de facilitar a vida dos cidadãos, na próxima quinta-feira, vai ser realizada uma palestra no auditório da FACIT, em Montes Claros. "O palestrante será o Engenheiro de Telecomunicações, Marcos Paulo Martins, que atualmente é gerente técnico da Policom São Paulo e um dos revisores da norma de cabeamento estruturado da ABNT.
O objetivo do evento é mostrar a importância e versatilidade de se ter um cabeamento estruturada na indústria, comércio e até em casas, proporcionando dinamismo e eficiência na comunicação de dados, tornando as redes mais velozes, com maior confiabilidade, maior segurança aos usuários e com menores falhas sistêmicas no processo de comunicação", explica Alexandre Dantas.
O evento é aberto ao público e de graça. A palestra começa às sete da noite, no auditório da FACIT, que fica na Praça da Tecnologia, 77, bairro São João. #venhaparticipar