A Santa Casa de Montes Claros entregou no último dia 30, mais dois quartos humanizados dentro do Projeto Amigos da Santa Casa. O primeiro, apadrinhado pela Família Pereira, foi inaugurado na manhã desta quarta-feira. Já o segundo, foi apadrinhado pela Triama Norte. Ambos os quartos ficam localizados na Unidade de Transplantes João Paulo II e são destinados para o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS.
Todos os quartos humanizados recebem uma placa com o nome da empresa ou da pessoa que apadrinhou a ação. Em nome da família, Gil Pereira explicou que fazer parte da iniciativa foi uma maneira encontrada pelos familiares para homenagear a mãe, Walquíria Pereira, que durante a vida dedicou seu tempo a trabalhos sociais. “Somos uma família de quatro irmãos. E para homenagear nossa mãe, além de ajudar essa iniciativa da Santa Casa, levamos em consideração o carinho e o trabalho social que ela desenvolvia junto com as irmãs que atuavam no hospital”, disse.
A solenidade foi marcada por momentos de emoção e gratidão. Na oportunidade, o provedor da Instituição, Heli de Oliveira Penido, agradeceu aos familiares pela parceria com o hospital e ressaltou a importância do projeto para a população. “Esse é o 28º quarto entregue. Fico muito feliz de contar com esse ‘espírito de doação’, que vai proporcionar à pessoas que certamente os padrinhos nunca viram e nem vão ver, um ambiente humanizado e mais digno dos pacientes”, explicou.
Maurício Sérgio, superintendente do hospital, agradeceu aos familiares pela participação no projeto e reforçou que cada padrinho acaba contribuindo com a diferença no atendimento prestado ao paciente. “A Santa Casa de Montes Claros tem vocação para atender com excelência aos pacientes. E mesmo diante do caos que vive o nosso país, temos a alegria de contar com pessoas como o Gil e seus familiares. E é por isso que a nossa população ainda tem condições de ser atendida na Santa Casa com segurança e qualidade”, ressaltou.
Durante a entrega do 29º quarto, muito emocionado, o padrinho Gilberto Gualter, diretor da Triama Norte, discursou sobre os motivos pelos quais a empresa abraçou o Projeto Amigos da Santa Casa. “Há mais de uma estive na Santa Casa e percebi uma gestão empresarial alinhada a um atendimento humanizado. Não adianta ter gestão, se não lembramos da parte humano. Parabéns e obrigado pela oportunidade de retribuir parte do que Montes Claros fez pela minha empresa e pelos meus colaboradores. Muitas vezes não sabemos o que é feito com nossos impostos e hoje posso dizer que parte dele foi empregado na Santa Casa de Montes Claros”.
Durante a solenidade, o superintendente Maurício Sérgio agradeceu aos dirigentes da Triama Norte pelo ato de solidariedade junto a Santa Casa. “Gilberto Gualter é um exemplo de cidadão para Montes Claros, pois sempre tem buscado por projetos que proporcionem melhoria para nossa população. Fico muito feliz de podermos ter a Triama como uma das parcerias da nossa Instituição. Sinta se abraçado e agradecido por todos nós, colaboradores da Santa Casa pelo gesto grandioso em prol dos nossos pacientes”, ressaltou.
Heli Penido, Provedor do Hospital, lembrou que a Santa Casa de Montes Claros destina aproximadamente 80% do seu atendimento ao Sistema único de Saúde – SUS. “Nos comove poder proporcionar a um cidadão um gesto humano na sua concepção verdadeira. A Triama Norte está custeando uma melhoria numa unidade que abrigará pessoas que nunca terão a oportunidade de agradecer diretamente para a empresa que apadrinhou nosso projeto. Portanto, agradeço ao Gilberto, em nome de toda população que tem a Santa Casa como referência em atendimento na região, pelo grandioso gesto de ajudar nossa Santa Casa”.
Na oportunidade, o Provedor agradeceu a presença do Deputado Estadual Carlos Pimenta e reforçou a importância da luta pela saúde. “A Santa Casa é do povo e para o povo. Por isso temos buscado levar à toda comunidade um sentimento de pertencimento. Sabemos que o hospital conta com uma estrutura gigantesca e tudo isso tem um custo para que seja mantido o hospital. Não contamos com reservas destinadas especificamente para reestruturar nossa instituição. Daí surgiu a ideia de criar o Projeto Amigos da Santa Casa.”, disse.
O superintendente disse ainda que até o final do ano, todos os quartos do Sistema Único de Saúde – SUS, estarão humanizados. Ao final de cada solenidade, o capelão da Santa Casa, Padre Anderson Aguiar, realizou bênção as novas instalações.