Texto: Luís Carlos Gusmão/Fotos: Vânia Mota
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta terça-feira, 5 de maio, foi marcado em Montes Claros pela realização de várias atividades de conscientização sobre a importância das práticas sustentáveis e pelo lançamento da Operação Estiagem, com a participação de estudantes, servidores da Prefeitura, funcionários da ESURB, reeducandos do projeto Para Além das Prisões e carroceiros, que se encontraram no Parque Guimarães Rosa.
O parque, que tem cerca de 40 mil metros quadrados, é um belíssimo espaço dedicado ao verde, que irá receber, em breve, bancos, iluminação, passarelas e outras obras de infraestrutura, criando uma alternativa a mais para a prática de atividades físicas e de lazer na cidade.
No local já foi iniciada a construção de uma ecopista, que terá extensão de 1.300 metros e está orçada em R$ 200 mil. A Prefeitura, com essa obra, tira do papel uma antiga reivindicação dos moradores da região, urbanizando a área e mantendo preservada a biodiversidade do local.
CARROCEIROS
Toda a lenha retirada na limpeza do parque foi doada para a Associação dos Carroceiros. Foram retiradas, aproximadamente, 120 carroças de lenha do local, cada uma delas valendo cerca de R$ 70.
Segundo o presidente da associação, José Aparecido Oliveira, dezenas de carroceiros foram beneficiados. “Esta ação, além de ajudar o meio ambiente, ainda ajuda, e muito, os carroceiros”, destacou.
OPERAÇÃO ESTIAGEM
A Operação Estiagem “Ação e Proteção ao Meio Ambiente” foi criada pela Prefeitura de Montes Claros para orientar a população a não descartar resíduos sólidos e orgânicos em locais inapropriados e evitar queimadas. A Operação será executada através de parcerias do Município com faculdades, universidades e Organizações Não Governamentais (ONGs).
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE
Através de recursos de compensação ambiental, toda a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi revitalizada. O local recebeu pintura, novas redes (elétrica, hidráulica e de internet), além de computadores, aparelhos de ar-condicionado, mesas, cadeiras e divisórias.
SEMMA SUGESTÕES E DENÚNCIAS
A Prefeitura de Montes Claros lançou, nesta semana, um aplicativo para celular que permite que a população denuncie qualquer tipo de ação que prejudique o meio ambiente na cidade, com agilidade e preservando o anonimato do denunciante.
O aplicativo foi elaborado pelo profissional autônomo Bruno Rodrigues Caldeira e cedido sem ônus para a Prefeitura. Os profissionais de informática do município o adaptaram e registraram no Play Store. O aplicativo está agora disponível no Google Play com o nome SEMMA SUGESTÕES E DENÚNCIAS, e funciona em smartphones que possuem o sistema operacional Android. Ele já pode ser baixado, gratuitamente.
Através do aplicativo, qualquer cidadão pode denunciar chacreamentos clandestinos, cortes de árvores, invasões de áreas verdes, despejo irregular de lixo e esgoto, poluição sonora, entre outras violações da legislação ambiental.
Ao fazer a denúncia, o usuário do aplicativo pode optar pelo anonimato e ainda enviar fotos que comprovem o dano ambiental.