Texto e Fotos: Kamila Soares
A Prefeitura de Montes Claros promoveu na tarde dessa quinta-feira, 21, a primeira edição do Encontro da Juventude, como parte das ações do Selo UNICEF. Estiveram presentes autoridades e cerca de 50 adolescentes de várias idades.
O evento, que aconteceu na Casa da Cidadania, foi idealizado e colocado em prática pela Prefeitura de Montes Claros, através do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA). A ideia é que esse seja um contato inicial com essas lideranças jovens e que posteriormente possam ser feitos vários encontros com temáticas atuais como violência, papel do jovem na sociedade, entre outras.
Maria Vitória Nere, de 18 anos, é membro do Parlamento Jovem desde 2017, mas mesmo antes disso já se considerava ativa na luta por seus direitos e também pela causa feminista. Para ela, o encontro é importante para "estimular a participação dos jovens na sociedade, e que eles levem o conhecimento daqui para os espaços em que convivem, seja na escola, na faculdade, na igreja, em qualquer lugar".
O secretário de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, fez questão de ratificar o comprometimento da Gestão Municipal com essa causa: "um momento como esse é fundamental. Essa atividade com pessoas jovens do nosso município não pode ser ligada a apenas uma secretaria, ou diretoria, ou coordenadoria, mas sim à Prefeitura. Isso porque é uma ação que está sendo iniciada e que vamos fazer permanentemente, dando ouvidos para a juventude: sobre o que ela quer, sobre o que ela pensa e sobre como esta pode se tornar uma cidade melhor".
Além do bate-papo jovem e de apresentações musicais, também aconteceram dinâmicas para a interação do grupo, realizadas pela equipe técnica do Programa Acessuas Trabalho. No mês de julho, será realizada a segunda etapa desse trabalho, dessa vez com parceria da Secretaria de Esportes.