Texto e Fotos: Educamoc
Com o intuito de apresentar as ações desenvolvidas no projeto "Brincando e aplicando os ODS", uma equipe formada por alunos da Escola Municipal Ruy Lage promoveu na última quinta-feira, 9, no Colégio Mais, uma mesa redonda para troca de conhecimentos e explanação de alguns dos 17 "Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)" propostos pela ONU e que estão sendo aplicados na escola.
Entre as ações já implementadas e executadas na Ruy Lage estão a horta, o reaproveitamento de água dos bebedouros e da chuva, o reaproveitamento de folhas de papel na confecção de bloquinhos de anotações, o resgate das brincadeiras antigas com uma metodologia de promover a aprendizagem de forma lúdica e criativa, e o "Projeto da Paz".
Ao final do evento, os alunos do colégio elogiaram o intercâmbio cultural e prometeram visitar a Escola Ruy Lage para conhecer de perto o projeto.
“Esse momento foi muito importante para todos os alunos envolvidos, pois dessa forma conseguimos envolvê-los mais ainda quanto à importância das mudanças de hábitos para que possam agir de maneira que construam, com colegas, comunidade e família, um novo jeito de viver com qualidade de vida, sem desperdícios, poluição e, principalmente, de forma sustentável”, destacou um dos incentivadores do projeto e servidor da escola, Bruno Nogueira, que é estudante de Engenharia Agrícola e Ambiental.
Aplicando os ODS
Focado em atitudes transformadoras para o futuro do nosso planeta, o projeto "Brincando e aplicando os ODS" da Escola Municipal Ruy Lage, que tem o apoio do Instituto Alpargatas, relaciona os objetivos de aprendizagem da unidade à proposta da ONU que estabelece 17 Objetivos e 169 metas, envolvendo temáticas diversificadas, como erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, bom uso dos recursos da natureza, entre outros.
“É um orgulho ver o quanto o projeto tem contribuído de forma satisfatória no processo de ensino de qualidade. Após dois meses trabalhando, percebemos que os alunos vêm se apropriando rapidamente das informações, demonstrando autonomia e sendo corresponsáveis na execução das atividades. É perceptível a mudança de hábitos. Já estamos reaproveitando a água dos bebedouros para uso da limpeza e para molhar as plantas dos jardins, reativamos a horta, criamos um gotejamento para que nosso jardim permaneça bonito com muito verde e belas flores... o entorno da escola foi todo arborizado com plantas apropriadas para a escola”, comentou a diretora do Ruy Lage, Cláudia Simone.