Texto: Hélder Maurício/Fotos: Daniel Moraes
Nessa quinta-feira, 16, o Centro Cultural Hermes de Paula recebeu um momento de contação de histórias. Dezenas de alunos da rede municipal de ensino lotaram o auditório Cândido Canela para assistir à narração do livro “Antônio, a formiga e o sertão”. O evento fez parte da programação do Festival Folclórico de Montes Claros, que está em sua 40ª edição e que acontece simultaneamente à 179ª edição das Festas de Agosto.
A iniciativa, que foi idealizada pelos educadores Auiri Tiago e Brunno Souto e performada pela artista Nelcira Durães, teve como objetivo passar às crianças a importância da busca da identidade, tendo como premissa os valores sertanejos e regionais.
Após o evento, aconteceu uma palestra educativa sobre o tema abordado no livro e foi feito o lançamento da obra. Também foi lançado o projeto "Leitura Social", que tem como proposta a doação de dois exemplares de “Antônio, a formiga e o sertão” para as crianças do município, a cada obra vendida.
A professora Adriana Mara de Oliveira, da Escola Municipal Sônia Quadros, levou seus alunos para o evento. Ela achou muito proveitosa a experiência: “vai ajudar a gente a enriquecer o projeto de nossa escola, intitulado 'Afrodescendente'”.