A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) realizará, de 21 a 28 de agosto, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018, cujo tema é “Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas”. Por meio desse slogan, a campanha pretende estimular, na sociedade, uma reflexão sobre a importância da atuação dos familiares e da própria pessoa com deficiência na busca da inclusão e na defesa de direitos.
É uma mobilização que já está envolvendo todo o Movimento Apaeano, formado por 2.178 Apaes e entidades filiadas, que trabalham pela melhoria da qualidade de vida de mais de 3.500 pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todas as regiões do país, através de projetos sociais nas áreas de saúde, educação e assistência social. O tema da Semana Nacional remete à fundação do Movimento Apaeano, ocorrida há 64 anos, quando as famílias se uniram para criar a primeira Apae no estado do Rio de Janeiro, dando início a um trabalho que hoje é reconhecido nacional e internacionalmente pelos projetos de inclusão desenvolvidos.
Em montes Claros, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE realizará diversas atividades ao longo desta semana. No dia 21, terça-feira, ocorre a abertura e caminhada, às 8horas, na própria instituição. Na quarta-feira, 22, está programada a Missa em Ação de Graças, às 8h30min, também na sede da Apae em Montes Claros. No dia 23, quinta, acontece a capacitação para profissionais da área da saúde e professores da Apae, no Auditório da Escola Técnica na Praça da Tecnologia, n° 77, Alto São João. Na sexta-feira, 24, tem programação em dose dupla: Bazar Beneficente na Apae e Festival de Pipa no Parque de Exposições João Alencar Athaíde, ambos começando às 8horas.
Para a Presidente da Apae Montes Claros, Eliete Veloso Santos, é preciso cada vez mais estimular a participação das pessoas com deficiência em questões de interesse da sociedade. “A Semana Nacional quer mostrar que a pessoa com deficiência, junto com sua família, pode exercer um protagonismo em todos os processos de sua vida, seja educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, além de participação na gestão das Apaes e entidades filiadas. E é de fundamental valorizarmos e incentivarmos essas conquistas”, ressaltou.
As atividades preparatórias para a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 já foram iniciadas pela Fenapaes. A entidade convocou todas as Apaes e entidades filiadas a realizarem ações de incentivo em suas cidades e estados, no sentido de envolver a sociedade a participar dessa grande mobilização. A Supervisora Administrativa da Apae, Maria Cleine Gomes, destaca a importância dessa interação. “Durante a Semana Nacional, as Apaes e entidades filiadas poderão mobilizar a sociedade de forma padronizada. São estratégias nas áreas de Política, Saúde, Educação, Trabalho, Defesa de Direitos, Formação e Pesquisa, Assistência Social e Comunicação, ou seja, todos os setores que dizem respeito à vida da pessoa com deficiência intelectual e múltipla”, disse.
Realizada há vários anos com resultados importantes em termos de mobilização social, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla obteve um reforço importante com a sanção da Lei 13.585 de 26 de dezembro de 2017, que conferiu mais representatividade e reconhecimento para a causa da pessoa com deficiência.