Texto: Attilio Faggi Jr./Fotos: Fábio Marçal
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é o registro de admissões e desligamentos de empregados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e mostra o desempenho das empresas instaladas em todos os municípios brasileiros em relação à geração de empregos.
Os dados do CAGED relativos a julho deste ano acabam de ser divulgados pelo Ministério do Trabalho: foram 2.321 empregados admitidos pelas empresas instaladas em Montes Claros, com carteira assinada e os direitos trabalhistas assegurados, e 2.146 demitidos, o que proporcionou um saldo de 175 vagas. Assim, no acumulado dos primeiros sete meses deste ano foram criados 546 novos postos de trabalho (com 16.971 trabalhadores admitidos e 16.425 demitidos).
As ocupações que tiveram maiores saldos de contratações, entre janeiro e julho, foram: assistente administrativo (84), repositor de mercadorias (66), ajudante de carvoaria (59), ajudante de motorista (57) e professor de educação de jovens e adultos de 1ª a 4ª série (51).