Texto e Fotos: Educamoc
A equipe da Coordenadoria de Nutrição e Segurança Alimentar da Prefeitura realizou nos dias 22, 23 e 25 de agosto, no Centro Pastoral São Pedro Apóstolo, um Treinamento Prático de Cantineiras com a participação de mais de 200 servidoras das unidades de ensino do município.
Durante o treinamento as cantineiras foram divididas em cinco grupos, com cada um deles ficando responsável por fazer três preparações: suco, frapê (polpa de fruta com leite) ou vitamina, e uma refeição completa com base nas fichas de preparações disponibilizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Ensino para a Educação Infantil e Fundamental. No final todas as preparações passaram por uma degustação e os líderes de cada grupo relataram sobre a aceitação das preparações na escola.
“O objetivo deste treinamento é avaliar o nível de conhecimento delas sobre as preparações, se elas têm o hábito de consultar o receituário do cardápio, o hábito de seguir o cardápio, e baseado nisso tiram as possíveis dúvidas, sempre com o propósito de oferecer uma alimentação saudável e de qualidade nas escolas”, explicou a nutricionista responsável técnico do Município, Geralda Kelen Fonseca.
Ainda durante o treinamento, todas as cantineiras participaram de uma avaliação para testar os conhecimentos sobre boas práticas de manipulação de alimentos, cardápio, higiene e demais atividades da rotina das cantineiras. “Foi excelente! Uma oportunidade de aprender mais, adquirir novas experiências, e aperfeiçoar ainda mais aquilo que já sabemos. É muito válido e de grande importância, pois tudo que fazemos aqui é exatamente o que fazemos na escola”, comentou a cantineira da Escola Municipal Ruy Lage, Gislene Nunes Aguiar.
Para Marlete Soares Dias, cantineira da Escola Municipal Celestino Pereira Salgado, esta é uma oportunidade muito importante. “Por mais que já tenhamos certa experiência, são sempre bem-vindos novos conhecimentos pra podermos levar para as nossas escolas. É uma oportunidade de socializar conhecimentos”, afirmou.