Reunir empresas demandantes e fornecedoras em encontros de capacitação e prospecção de negócios e parcerias. Esta é a proposta da Rodada de Negócios, evento promovido pela ACI e o Sebrae Minas, no dia 14 de setembro, das 14h as 18h, na 23ª Fenics. A expectativa é reunir cerca de 100 empresas de diferentes segmentos para avaliar interesses em comum e gerar negócios.
A metodologia consiste em mesas redondas com, em média, 10 clientes cada. Durante 30 minutos os clientes se apresentam, trocam cartões, relatam experiências, tiram dúvidas, conhecem casos de sucesso e fazem networking. Após este tempo, os clientes trocam de mesa e conhecem novas empresas. A troca acontece até todos os clientes participem de todas as mesas e conheçam todas as empresas.
O presidente da ACI, Dr Newton Figueiredo diz que a iniciativa é importante para promover os pequenos negócios e estimular a formalização. "A ACI convida empreendedores para participarem de todas as oportunidades que a Fenics ofertar". Kelington Mota, coordenador da Feira e superintendente da entidade, conta que "a rodada de negócios está aberta para expositores e comunidade em geral".
Para o analista do Sebrae Minas, Leonardo Oliveira, a ação almeja aproximar os empresários, a fim de possibilitar conhecimento prático em gestão e boas práticas e proporcionar um ambiente mais favorável aos negócios. “O Sebrae acredita muito no fortalecimento da cultura da cooperação, sendo essa a base de todos os nossos projetos setoriais. Estimular o empreendedor a ser mais competitivo no que diz respeito à gestão dos negócios. Esperamos um evento com muita troca de experiências e aprendizado”.
O evento começa com uma palestra sobre pitching, “Como vender seu produto em 1 minuto”, e eficácia em negociação. Depois os microempreendedores individuais, microempresários e gestores de empresas de pequeno porte iniciam o giro de negócios. “O aprendizado será testado imediatamente, a ideia é que eles consigam, em 30 segundos, chamar a atenção do interlocutor para o seu projeto e ainda troquem cartões entre si”, acrescenta Leonardo.
O Brasil já soma cerca de 7 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI). Minas Gerais continua sendo o terceiro estado com maior número de formalizações, 770 mil até março de 2017. Dessas formalizações, aproximadamente 47% foram feitas por mulheres e 21% dos que viraram MEI eram empreendedores com mais de 51 anos.
A rodada de negócios será no estande da ACI, na Fenics. Inscrições a 50 reais por empresa. Garanta sua participação pelos telefones 2101 3301, 2101 3310 e 98404 3380.