A iniciativa visa estimular a criação de projetos de promoção do desenvolvimento do Norte de Minas
A Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas – Adenor, está sempre atenta às demandas da região, no que tange a projetos e qualificação de agentes do poder público. A fim de estimular a criação de projetos de fomento para ações de desenvolvimento, foi realizado o curso de Elaboração de Projetos para Captação de Recursos, promovido pelo Sebrae e o Circuito Velho Chico, no dias 24 e 25 de setembro.
Com apoio da ACI Montes Claros, as entidades trouxeram o especialista em administração pública, Rômulo Giuseppe Rende, com a proposta de contribuir para a qualificação de entidades, gestores públicos e demais interessados na temática. “Apresentamos ao profissionais o desenvolvimento de técnicas que vão ajudar a elaborar e analisar projetos e plano de trabalho de convênios, conduzindo o processo de captação de recursos. Além da troca de experiência entre os participantes, com as fontes de recursos mais usuais”, diz Rômulo.
O evento teve a participação de representantes de ongs e entidades, como Gislaine Gonçalves de Souza, da Secretaria de Turismo de Lontra. Ela conta que o curso possibilitou um conhecimento efetivo na área demandada, integrando teoria e prática. “A partir de agora consigo aplicar o conhecimento nas diversas esferas de trabalho, com a elaboração de projetos bem organizados para captação de recursos, promovendo o desenvolvimento do município”.
Lilia Grabriela Cangussu, do Departamento de Cultura e Patrimônio Cultural de Manga, afirma que está levando mais conhecimento para sua equipe de trabalho. “Nossa expectativa é de trazer mais recursos para nossa cidade”. Cida Queiroz é colaboradora na Casa de Apoio Santa Bernadete, em Montes Claros. Ela pontua que “está mais preparada para ajudar a organização a crescer e melhorar o atendimento ao paciente com câncer, pois os principais recursos para o terceiro setor exigem projetos das entidades”.
Além da elaboração de projetos, toda a turma viu um pouco mais sobre a descentralização de recursos federais, tiveram uma visão geral do portal de convênios – SICONV. Para as entidades, este tipo de qualificação é essencial para o sucesso das ações desenvolvidas no Norte de Minas, seja no âmbito social, ambiental, econômico ou de turismo.
Nágila Almeida/Ascom ACI