Texto: Pedro Neto/Fotos: Luís Carlos Gusmão
O artista plástico Igor Christoff, filho do renomado e saudoso artista Konstantin Christoff, acompanhado pelo secretário municipal de Cultura, João Rodrigues, esteve na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros (SEMMA) na tarde desta terça-feira, 25. O objetivo foi apresentar uma réplica, em miniatura, do Chinelão dos Tropeiros, monumento que será devolvido em breve ao trevo do Aeroporto “Mário Ribeiro da Silveira”. Os dois foram recebidos pelo secretário Paulo Ribeiro e pelo artista plástico Roberto Marques, que irá construir um novo monumento a fim de contribuir para o resgate da memória de Montes Claros.
O Chinelão dos Tropeiros, na década de 1970 até os anos 1980, foi símbolo do município e até mesmo atração turística da cidade. A decisão de construir um novo monumento veio depois que se descobriu que a obra antiga não era a realmente projetada por Konstantin. A reconstrução do chinelão faz parte de um amplo projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que desde o ano passado está decorando parques, praças, jardins e outras áreas verdes com obras de arte feitas de sucata e mobiliários produzidos com troncos de árvores que caíram naturalmente ou que foram derrubadas por apresentar riscos de queda.
A medida vem sendo elogiada por representantes de diversos segmentos da sociedade que acreditam no resgate da memória de Montes Claros através de ações criativas e de grande importância para crianças, jovens, adultos e idosos, que terão a chance de reviver um período mais interiorano do município e do Norte de Minas. O Chinelão dos Tropeiros foi retirado do trevo do Aeroporto por ocasião das obras de duplicação da Avenida Magalhães Pinto. Um dos que elogiaram a decisão de resgatar a obra foi o colunista Theodomiro Paulino, que tem mais de 30 anos de jornalismo na cidade.
A construção do novo monumento será acompanhada por Igor Christoff. O secretário Paulo Ribeiro agradeceu a visita do artista plástico e do secretário de Cultura e, durante a reunião, afirmou que Montes Claros merece reviver suas origens e sua história. Lembrou que, neste sentido, a administração atual, seguindo as orientações do prefeito Humberto Souto, não está medindo esforços para valorizar os montes-clarenses e norte-mineiros, através de ações concretas, criativas e que certamente irão contribuir para aumentar o prestígio da cidade.