Na noite de ontem, 2 de outubro, a Santa Casa de Montes Claros, em parceria com as Clínicas Radialis e Oncocenter, lançou mais uma campanha de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama. Este ano o tema escolhido foi "Se cuidar é um ato de amor". Durante a cerimônia de abertura, foi revelado aos convidados as madrinhas do Outubro Rosa Santa Casa 2018. Em seu discurso, o provedor do hospital, Heli de Oliveira Penido, falou sobre o papel das madrinhas. "Cada pessoa tem papel fundamental na luta contra o câncer de mama. A partir de agora, nossas madrinhas têm uma missão: serem multiplicadoras de informações", disse.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), mais de 40 mil mulheres recebem, anualmente, o diagnóstico de câncer de mama no Brasil, que é o que mais causa morte entre as mulheres. Cerca de 14 mil mulheres vão a óbito por ano. O risco cresce, principalmente, após os 50 anos. Por isso, diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para a cura. Na Santa Casa de Montes Claros, hospital referência em oncologia no Norte de Minas, a média de atendimento mensal, específico de câncer de mama, é de aproximadamente 450 pacientes. Na oportunidade do lançamento, o superintende Maurício Sérgio, falou sobre o serviço de oncologia do hospital.
"O ano de 2018 tem sido de muitos avanços em nosso serviço de oncologia. Contamos com a parceria da Clínica Radialis e recentemente, inauguramos a Oncocenter, junto com o hospital, ambas oferecerem um atendimento multidisciplinar, que é referência em humanização e tecnologia", falou. Outro ponto abordado por Maurício Sérgio foi quanto a parceria com a Fundação Sara Albuquerque para a construção da Unidade de Oncologia Infantil Sara Albuquerque (Hospital do Câncer), além disso, o superintendente falou sobre a compra de um novo acelerador linear, destinado ao atendimento de pacientes do SUS, e reforma do setor de Oncologia SUS, localizado ao lado do Pronto Socorro. "Concluímos recentemente mais duas novas parcerias com as cidades de Pirapora e Janaúba. Nos próximos meses, os pacientes em tratamento oncológico (quimioterapia) desses municípios, não precisaram se deslocaram dessas regiões para Montes Claros", complementou.
Ao final da cerimônia, momento que foi carregado de emoção e carinho, as madrinhas foram apresentadas aos convidados.
- Cynthia Medrado (Empresária do ramo de moda feminina)
- Gisele Albuquerque Morais (Advogada e membro do grupo Mães Amigas de Moc)
- Karine Maia (Delegada Titular da Delegacia de Mulheres de Montes Claros)
- Luciana Couri Sadi (Empresária)
- Ludmila Costa Rodrigues (paciente das Clínicas Radialis/Oncocenter)
- Maria Letícia Pimentel Novato (Advogada e Administradora do grupo Mães Amigas de Moc)
- Mônica Souto (Empresária Rádios Transamérica/Educadora)
- Pabliane Ramos (Empresária do ramo de estética)
- Renata Nunes Natalino Araújo (Psicológa / idealizadora do projeto Escola para a Vida)
- Suzana Siega (Jornalista/Repórter InterTV Grande Minas)
- Theresa Raquel Bethônico Correa Martinez (Socióloga, Advogada e Administradora do grupo Mães Amigas de Moc)
Durante todo o mês de outubro serão realizadas várias ações com o objetivo de levar informação e apoio a um número cada vez maior de pessoas sobre o assunto. Confira a programação:
- 11 de outubro, às 09h
Dia da Beleza para pacientes oncológicas.
- 17 de outubro, às 18h30
Papo Rosa (Evento voltado para mulheres a partir de 30 anos, no qual será realizado uma roda de conversa com mesa redonda sobre empreendedorismo, um bate-papo sobre direitos da mulher e um momento de reflexão e autoconhecimento com a psicoterapeuta, Renata Nunes).
Local: Anfiteatro Radialis
26 de outubro, às 13h
I Simpósio Norte Mineiro de Câncer de Mama (discussão de novas técnicas e tratamentos para o câncer de mama).