Texto e Fotos: Rubens Santana
Ao buscar soluções para garantir a mobilidade das pessoas que utilizam os quase cinco mil quilômetros de estradas rurais do Município, a Prefeitura de Montes Claros inova mais uma vez e traz para a cidade o que existe de mais moderno para a pavimentação das vias. Utilizando resíduos sólidos de construção (e evitando, assim, que eles sejam descartados no meio ambiente e em lotes vagos), o material selecionado é reciclado e colocado na via, proporcionando segurança para os usuários e garantindo a qualidade da recuperação.
Na tarde dessa terça-feira, 23, o trabalho foi realizado no acesso ao bairro Jardim Alegre (Facela). Vale destacar que Montes Claros está entre as 80 cidades do Brasil que utilizam o processo. Em Minas Gerais, Belo Horizonte foi a pioneira, sendo seguida por Pouso Alegre e, agora, Montes Claros.
De acordo com Vinicius Versiani, secretário de Serviços Urbanos, o que está sendo feito no local é uma pavimentação da via com o material reciclado. “Atualmente, ao contrário do que afirmam, a dificuldade é encontrar jazida de cascalho. Toda vez que se retira cascalho da natureza, você causa impacto ambiental. Agora, quando esse material é reciclado, estamos evitando que ele seja disposto no meio ambiente. Não existe nada mais ambientalmente correto do que o que estamos fazendo”, disse.
Denivaldo Pereira dos Santos, 57 anos, é presidente da Associação de Moradores do Bairro Jardim Primavera, e utiliza a via diariamente. “Essa estrada fica intransitável no período da chuva e com muita poeira em tempo de sol, e isso prejudica o trânsito de veículos. Às vezes o coletivo não passa e o ônibus escolar fica sem levar as crianças para a escola. E essa pavimentação vem para deixar a via com total acessibilidade e segura”, frisou.