Texto e Fotos: Rubens Santana
A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Montes Claros, realizou na tarde desta segunda-feira, 29, uma apresentação do projeto Sinfonia das Crianças na quadra poliesportiva do bairro Maracanã. O objetivo é aproximar o universo da orquestra e as crianças das escolas públicas de Montes Claros. Participaram do evento os alunos da Escola Municipal Eunice Carneiro e do Cemei Monteiro Lobato.
Aurindo Ribeiro, secretário municipal de Desenvolvimento Social, enfatizou que a transparência da Administração resulta a cada dia em novas parcerias e, mais uma vez, empresas acreditaram no trabalho desenvolvido pela Prefeitura para levar mais conhecimentos para os alunos da rede municipal de ensino. “Tivemos o apoio do Conservatório Lorenzo Fernandez, patrocínio da Novo Nordisk e apoio da Santa Casa, Laboratório Santa Clara e Ressonar. Isso mostra que a administração é séria e compromissada com a educação de nossas crianças”, disse.
Cláudia Gislene Rocha Fonseca, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), observa que, através de uma apresentação lúdica e interativa, o projeto visa aproximar o público infantil da Orquestra Sinfônica e da música que ela produz. “Vamos utilizar um repertório temático e envolvente, com a participação das crianças e brinquedos durante o concerto. Pretendemos, ainda, fazer com que a música seja inserida no conhecimento dos alunos para que eles se sintam envolvidos e tenham gosto pelos instrumentos”, conta.
A maestrina Maria Lúcia Avelar, da Orquestra Sinfônica de Montes Claros, enfatiza ainda que, ao conquistar o interesse das crianças para a música, a proposta do projeto é contribuir para que elas possam no futuro aprender a tocar algum instrumento. “Com essa ideia, podemos contribuir para a formação cultural e social de crianças que vivem em áreas vulneráveis, consideradas de risco”, afirma.