Montes Claros se destaca na gestão ambiental
Novidades
Publicado em 31/10/2018

Texto: Luís Carlos Gusmão/Fotos: SEMMA

 

A Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma), com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), está realizando um censo para conhecer mais sobre gestão ambiental nos municípios do Brasil. Montes Claros foi um dos poucos enquadrados positivamente em todos os quesitos pesquisados, por causa da eficiência, agilidade e boa qualidade de seus projetos, programas e ações nas questões ambientais e no direcionamento das políticas públicas e investimentos.

 

A pesquisa comprova que o município de Montes Claros vem tendo um cuidado especial com as pessoas e com o meio ambiente, graças ao trabalho austero da Administração do prefeito Humberto Souto, que não vem medindo esforços para possibilitar que a população viva em um ambiente mais saudável.

 

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Paulo Ribeiro, as conquistas ambientais da atual Administração estão acontecendo graças à recriação da Secretaria de Meio Ambiente, feita 

pelo prefeito Humberto Souto. Além da aquisição de novos veículos e computadores, o quadro de servidores foi ampliado, com a posse de analistas ambientais concursados que reforçam o quadro multidisciplinar que a Secretaria já possuía. Parques e praças foram criados, reformados e revitalizados, inclusive com pistas de caminhadas, sem falar na implantação do Fundo Ambiental que, sem dúvida, foi um grande marco da Administração.

 

Além disso, a Prefeitura de Montes Claros se tornou responsável pelo licenciamento ambiental de várias atividades de impacto local. Assim, mais de 200 tipos de empreendimentos, como pequenas fundições e fábricas, postos de gasolina, entre outros, estão sendo licenciados diretamente pela Prefeitura de Montes Claros, sem a necessidade de serem analisadas pelo Estado.

 

Paulo Ribeiro explica que todos os trâmites de regularização ambiental dos empreendimentos estão sendo iniciados e finalizados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. “Não será mais necessária a busca de demais licenças ambientais, tanto junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente quanto junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), órgão federal”, ressaltou.

Comentários
Comentário enviado com sucesso!