Doe Sangue, Doe Vida Santa Casa promove ação no Dia Mundial do Doador de Sangue
Novidades
Publicado em 14/06/2016

No dia 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, a Santa Casa de Montes Claros, maior hospital da região, realiza ação educativa para comemorar a data e chamar atenção da população sobre a necessidade e importância da doação. 

Amanhã, a partir das 9h, na Praça Doutor Carlos, no centro da cidade, será realizada mobilização da comunidade com distribuição de material informativo sobre a doação de sangue, com a participação dos colaboradores da Agência Transfusional da Santa Casa e Hemocentro Regional de Montes Claros.

Alerta

 O hospital recebe, diariamente, elevado número de pacientes vítimas de acidentes e outros submetidos a procedimentos que necessitam de transfusão de sangue. De acordo com o supervisor da Agência Transfusional, Mateus Malveira, a situação crítica da Santa Casa é reflexo da falta de doadores no hemocentro de Montes Claros, que caiu nos últimos tempos.

 

Ainda segundo Malveira, essa falta fez com que algumas cirurgias eletivas fossem desmarcadas, porque alguns desses pacientes eram do fator RH Negativo. “Pedimos que a população que possa doar ir ao Hemocentro Regional de Montes Claros e doar em nome da Santa Casa, para que cirurgias não sejam mais desmarcadas e possamos atender os pacientes que precisam do sangue”, alerta.

 

O Superintendente da Santa Casa de Montes Claros, Maurício Sérgio Sousa e Silva, lembra que a quantidade de sangue coletada, menos de 10% do volume sanguíneo total de um adulto, não afeta a saúde do doador. “Em uma única doação, é possível salvar até quatro vidas. Essa atitude pode evitar o cancelamento de cirurgias por falta de estoque”, ressalta.

 

Critérios

 De acordo com a Portaria 1.353/2011 do Ministério da Saúde, podem doar sangue cidadãos com boa saúde, idade entre 18 e 67 anos. Os candidatos devem pesar acima de 50 quilos, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, não ter tido hepatite após os 11 anos de idade, e que não tenham doença de Chagas. 

Jovens com 16 e 17 anos, somente poderão se candidatar à doação de sangue com a presença dos responsáveis legais ou autorização dos responsáveis com firma reconhecida em cartório. A idade máxima para a primeira doação de sangue é de 60 anos. Os candidatos, que já tiverem doado pelo menos uma vez antes dos 60 anos, poderão doar até a idade de 67 anos.

 

O Hemocentro Regional de Montes Claros fica na Rua Urbino Viana, 640 – Centro. Telefone: (38) 3218 7800.

 

 

CONTATO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - 3229-2205

 

                                                                    Ana Maria Santos

Comentários
Comentário enviado com sucesso!