Texto: Bruno Albernaz/Fotos: Fábio Marçal
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros divulgou o quarto Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2018. Feito entre os dias 15 e 19 de outubro, o LIRAa apontou um índice de 3,5%, considerado de médio risco.
Para a realização da pesquisa, a cidade foi dividida em 20 pontos, conforme a metodologia estipulada pelo Ministério da Saúde. Ao todo, foram verificados 8.777 imóveis, o que representa aproximadamente 4% dos imóveis da cidade.
O CCZ tem intensificado os trabalhos nos bairros que apresentaram os maiores índices de infestação. Ao todo, 176 servidores realizam o combate em diversos pontos da cidade. Com a chegada das chuvas, é necessário também que os moradores redobrem os cuidados contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
As principais ações a serem adotadas contra a proliferação do mosquito são:
- Providenciar limpeza periódica e vedação dos tambores, tanques, e qualquer outro tipo de reservatório;
- Limpar periodicamente os ralos e caixas de passagem, bem como providenciar nivelamento correto e usar telas quando necessário;
- Destinar o lixo para coleta pública;
- Escoar a água dos pratos de plantas;
- Limpar e drenar calhas e lajes;
- Limpar periodicamente lotes vagos.
Os moradores que souberem de focos do mosquito em casas abandonadas ou lotes vagos podem ligar no disque dengue do Centro de Controle de Zoonoses (2211-4400).