Texto e Fotos: Rubens Santana
A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e a Prefeitura de Montes Claros, lançou, na noite dessa quarta-feira, 31, no auditório da Amams, o Plano de Desenvolvimento Econômico e Sustentável para o município de Montes Claros. O projeto é apoiado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), órgão da ONU que tem por objetivo promover o desenvolvimento e erradicar a pobreza no mundo.
O diretor de Planejamento e Articulação Política da Sudene, Antônio Silva Magalhães Ribeiro, afirmou que, a exemplo de cidades localizadas na região Nordeste do país, Montes Claros foi escolhida pela Sudene devido ao fato de estar localizada na área de atuação do órgão e pela importância que a cidade tem como catalisadora do desenvolvimento. “Esse projeto já foi lançado em outras cidades do país, e Montes Claros é importante em todos os setores do desenvolvimento. Pretendemos elaborar um plano para as próximas gerações, para que os futuros administradores continuem a implementar as ideias do desenvolvimento”, afirmou.
Antônio Silva disse ainda que a Sudene já formalizou a entrega do termo de referência do Plano de Desenvolvimento Econômico de Montes Claros para o PNUD. “A partir de agora, o PNUD vai dar início ao processo de seleção da empresa que vai elaborar esse plano, a partir da concepção de construção mais generalizada. E, depois que houver a contratação, a Sudene passa a acompanhar todo o processo de elaboração da agenda econômica que deve ser construída e que será fundamental para o sucesso desse plano para o desenvolvimento de Montes Claros”, enfatizou.
O prefeito Humberto Souto enalteceu a escolha da cidade de Montes Claros pela Sudene. “Nossa região e, sobretudo Montes Claros, sempre tem uma grande perspectiva de desenvolvimento. Com esse projeto, através de parcerias com todos os setores da sociedade, podemos projetar Montes Claros para mais de 30 anos, e proporcionar melhorias na vida da população”, comemorou.